Secções
Entrar

Paquistão: Tribunal anula condenação à morte do ex-presidente Pervez Musharraf

13 de janeiro de 2020 às 12:48

Antigo chefe de estado tinha sido condenado pelo crime de alta traição, mas Supremo de Lahore considerou que a formação do tribunal especial que julgou o ex-dirigente era inconstitucional.

O Supremo Tribunal de Lahore anulou, esta segunda-feira, a pena de morte imputada ao ex-presidente paquistanês Pervez Musharraf, condenado pelo crime de alta traição, considerando que a formação do tribunal especial que julgou o ex-dirigente era inconstitucional.

"O Supremo Tribunal anunciou hoje que a formação do tribunal especial era inconstitucional, o que invalida o veredicto", disse à agência de notícias EFE o advogado de Musharraf, Azhar Siddique.

O advogado indicou que o Supremo Tribunal de Lahore considerou que a formação do tribunal especial "não foi aprovada pelo Gabinete" do então primeiro-ministro Nawaz Sharif em 2013, precisamente o Presidente a quem Musharraf expulsou do poder num golpe de Estado em 1999.

"Tudo o que o tribunal especial anunciou foi anulado", disse Siddique.

Musharraf, de 76 anos e residente no Dubai, foi condenado em meados de dezembro à revelia pelo crime de alta traição por ter suspendido a ordem constitucional do país em 2007.

O ex-presidente está no Dubai, para onde viajou há três anos com a promessa de voltar ao país, mas desde então recusa-se a voltar ao Paquistão.

Após o anúncio da sentença, o exército declarou rapidamente que não tinha sido justo o processo que levou à condenação do ex-militar e que esperava que a justiça fosse feita de acordo com a Constituição, um apoio que Musharraf agradeceu mais tarde num vídeo.

O Paquistão foi governado por quatro ditadores militares ao longo dos 72 anos de história do país, o primeiro em 1958 e o último em 1999.

Mesmo quando não detém o poder diretamente, o exército exerce grande controlo sobre a política externa e a segurança nacional.

Pervez Musharraf chegou ao poder através de um golpe de Estado em 1999 e governou o país até 2008.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela