Secções
Entrar

Papa lamenta que família seja considerada uma instituição desactualizada

08 de janeiro de 2018 às 14:17

O pontífice considerou ser urgente a adopção de políticas efectivas de apoio.

O papa Francisco lamentou hoje que a família seja considerada no Ocidente como uma instituição desactualizada e considerou ser urgente a adopção de políticas efectivas de apoio. O pontífice falava durante o encontro anual com os diplomatas acreditados na Santa Sé.

1 de 5
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"É sabido como a família, sobretudo no Ocidente, é considerada, infelizmente, uma instituição ultrapassada. Em vez da estabilidade de um projecto definitivo, preferem-se hoje ligações fugazes", disse o papa, adiantando que "não se mantém de pé uma casa construída sobre a areia de relacionamentos frágeis e volúveis".

O papa defende que "é preciso a rocha, sobre a qual assentar bases sólidas. E a rocha é precisamente aquela comunhão de amor, fiel e indissolúvel, que une o homem e a mulher".

Na sua intervenção, o papa disse ser urgente que se adoptem políticas efectivas de apoio à família, considerando que é dela que depende o futuro e o desenvolvimento dos Estados.

"Sem ela, de facto, não se podem construir sociedades capazes de enfrentar os desafios do futuro. E a falta de interesse pela família traz consigo outra consequência dramática -- particularmente actual nalgumas regiões -- que é a queda da natalidade", alertou o pontífice.

Segundo o papa, "vive-se um verdadeiro inverno demográfico", sinal de sociedades que "sentem dificuldade em enfrentar os desafios do presente, tornando-se, por conseguinte, cada vez mais temerosas do futuro e acabando por se fechar em si mesmas".

Jorge Bergoglio lembrou ainda a situação de famílias "dilaceradas por causa da pobreza, das guerras e das migrações".

"Aos nossos olhos, depara-se demasiadas vezes o drama de crianças cruzando sozinhas os confins que separam o sul do norte do mundo, frequentemente vítimas do tráfico de seres humanos", disse.

Na audiência com membros do corpo diplomático acreditados junto da Santa Sé, Francisco destacou ainda a sua presença "como peregrino" em Portugal, entre os dias 12 e 13 de maio do ano passado, e a forma como foi recebido e como as pessoas viveram aqueles momentos.

"Desloquei-me a Portugal como peregrino, no centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, para celebrar a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto. Pude constatar a fé, cheia de entusiasmo e alegria, que a Virgem Maria suscitou na multidão de peregrinos que então lá se reuniu", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela