Secções
Entrar

Papa Francisco teve alta do hospital nove dias depois de cirurgia

Ana Bela Ferreira 16 de junho de 2023 às 08:34

Francisco tem a agenda cancelada até 18 de junho, mas o médico garantiu que está apto para viajar. A visita a Portugal está marcada para de 2 a 6 de agosto.

O Papa Francisco teve alta hospitalar esta sexta-feira, nove dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia para retirar uma hérnia abdominal.

Francisco, de 86 anos, saiu do Hospital Gemelli, em Roma, numa cadeira de rodas e foi acenando aos jornalistas e populares que se juntaram na entrada. Depois seguiu de carro até ao Vaticano.

"O Papa está bem. Está em melhor forma do que antes", referiu Sergio Alfieri, o chefe da equipa médica que o operou a 7 de junho. As declarações foram feitas depois do líder da Igreja Católica ter deixado o hospital.

O médico acrescentou ainda que Francisco está bem o suficiente para viajar. Assim, é praticamente certo que a viagem a Portugal no início de agosto para participar da Jornada Mundial da Juventude vai mesmo acontecer.

Além da visita a Lisboa e Fátima, entre 2 e 6 de agosto, o Papa tem marcada uma viagem à Mongólia no final desse mês. Porém, a sua agenda oficial foi cancelada até 18 de junho.

Tradicionalmente o mês de julho é de férias para o Papa, com as bênçãos de domingo a serem a única aparição pública, o que lhe deixa um mês de repouso até às viagens.

Este é o segundo internamento do Papa este ano. O primeiro foi no final de março devido a uma infeção respiratória.

REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela