Secções
Entrar

ONU leva ajuda alimentar urgente a um milhão de pessoas no Líbano

Lusa 29 de setembro de 2024 às 10:26

"Uma nova escalada do conflito este fim de semana sublinhou a necessidade de uma resposta humanitária imediata", explicou fonte do Programa Alimentar Mundial.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou uma operação urgente para levar ajuda alimentar a um milhão de pessoas afetadas pela recente escalada do conflito no Líbano, anunciou hoje aquela agência das Nações Unidas.

REUTERS/Jim Urquhart

O PAM, sediado em Roma, "distribui rações alimentares, pão, pratos quentes e cabazes às famílias" em todo o país.

"Uma nova escalada do conflito este fim de semana sublinhou a necessidade de uma resposta humanitária imediata", explicou a agência em comunicado.

O exército israelita anunciou hoje estar a preparar dezenas de novos ataques contra o Hezbollah no Líbano, dois dias após matar o líder do movimento pró-iraniano, Hassan Nasrallah, num bombardeamento no sul de Beirute.

"Dentro de dias, a ajuda do PAM chega a milhares de novos deslocados", disse o diretor do programa para o Líbano, Matthew Hollingworth, num comunicado citado pela agência France-Presse.

"Num momento em que a crise se agrava, preparamo-nos para apoiar até um milhão de pessoas com dinheiro e ajuda alimentar", afirmou.

Hollingworth apelou à comunidade internacional para que contribua com 105 milhões de dólares (94 milhões de euros, ao câmbio atual) para permitir ao PAM financiar as operações até ao final do ano.

"O Líbano está num ponto de rutura e não suporta outra guerra", disse por seu lado Corinne Fleischer, diretora do PAM para o Médio Oriente, o Norte de África e a Europa de Leste, citada no comunicado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto