Secções
Entrar

O que se sabe sobre o suspeito do ataque terrorista em Paris

Leonor Riso 03 de dezembro de 2023 às 12:24

Um homem morreu e dois ficaram feridos, sem gravidade. Homem já era acompanhado pelas autoridades francesas e esteve preso por planear um ataque.

Um turista alemão morreu e um britânico e um francês ficaram feridos depois de um ataque terrorista em Paris, França, este sábado, levado a cabo por um homem de 26 anos armado com uma faca e um martelo. 

REUTERS/Stephanie Lecocq

O ataque deu-se numa zona turística, o Quai de Grenelle, junto à torre Eiffel. O suspeito, Armand R., é francês e filho de pais iranianos, não muçulmanos: radicalizou-seonline. Em 2016, foi condenado a cinco anos de prisão por planear um ataque terrorista mas acabou por ser libertado em 2020. Estava referenciado pelas autoridades francesas e a ser submetido a tratamentos psiquiátricos. 

Gritou "Alá é grande" e atacou o turista alemão. Um taxista parou e tentou travá-lo, mas o homem fugiu tendo ainda atacado duas pessoas com um martelo. À polícia, ao ser apanhado, disse que estava zangado "porque tantos muçulmanos estão a morrer no Afeganistão e na Palestina", criticando a situação em Gaza. 

Pouco depois do ataque, surgiu nas redes sociais um vídeo em que reivindicava o ataque. Desde a primavera de 2022 que o homem suscitou de novo preocupações durante os tratamentos psiquiátricos, depois de uma fase em que pareceu afastar-se da religião. Segundo o jornal Le Monde, a sua personalidade é "muito instável". 

O incidente está a ser investigado e o presidente francês, Emmanuel Macron, enviou as condolências à família do jovem turista alemão morto. A primeira-ministra Elisabeth Borne garantiu: "Não vamos ceder ao terrorismo."

A França encontra-se em alto alerta de ameaça terrorista desde que em outubro, um homem de origem chechena matou um professor numa escola no norte de França. 

Feridos encontram-se estáveis 
Os dois feridos com martelo, de 66 e 60, sofreram ferimentos superficiais e estão a ser acompanhados por um psicólogo, bem como a namorada do turista alemão morto, que não sofreu ferimentos. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela