Secções
Entrar

O que se sabe sobre Baran, o menino salvo por portugueses na Turquia

Leonor Riso 13 de fevereiro de 2023 às 08:05

Menino de dez anos encontra-se a recuperar. Pai acompanhou resgate. Bombeiro falou em Cristiano Ronaldo durante operação.

Baran tem dez anos e é um dos sobreviventes do sismo na Turquia. A criança foi retirada por elementos da equipa portuguesa envolvida nos esforços de busca e salvamento em Antáquia, região de Hatay.

Bombeiro português que salvou a vida de menino na Turquia falou em Ronaldo durante o resgate

A operação de resgate durou cerca de três horas e meia, entre as 17 e as 20 horas de sábado. Segundo oCorreio da Manhã, o pai acompanhou os trabalhos de resgate e um dos bombeiros que retirou Baran falou-lhe de Cristiano Ronaldo.

A criança ficou presa na que era a cozinha da sua casa, junto ao frigorífico, depois do sismo que matou mais de 34 mil pessoas na Turquia e Síria (29.695 na Turquia e mais de 4.300 na Síria, segundo a última contabilização). A casa ficava na baixa de Antáquia.

Em Antáquia encontram-se, desde o dia 8 de fevereiro, 52 operacionais da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e emergência médica, incluindo seis cães, que trabalham 24 sobre 24 horas para apoiar os esforços de busca e salvamento.

O comandante da missão portuguesa na Turquia, José Guilherme, disse à Lusa que foi "uma emoção muito grande" conseguir resgatar uma criança, depois de vários dias sem sucesso.

"É uma emoção muito grande para nós. Isto é o corolário daquilo que estamos a fazer aqui, da entrega dos operacionais e vamos continuar o nosso trabalho, que é salvar vidas", disse José Guilherme.

A equipa foi alertada por populares que teriam ouvido algum som de um prédio que estava parcialmente destruído. As equipas cinotécnicas foram acionadas e os cães deram sinal de que haveria alguém com vida, por debaixo dos escombros.

"Depois, foi trabalho de equipa, perceber os sons que se ouviam, se seriam de alguém, fazer furação e chegar o mais perto possível da criança para se ter a confirmação de que estaria um ser humano vivo", explicou. "Acabou por acontecer um milagre, porque a esperança é a última a morrer e cá vamos continuar, à espera de salvarmos mais pessoas", frisou o comandante da missão portuguesa.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela