Secções
Entrar

O que se sabe sobre o "Partido América" de Elon Musk?

Luana Augusto 06 de julho de 2025 às 15:07

O bilionário anunciou no sábado que já está a criar um novo partido. Musk pretende conquistar dois ou três assentos no Senado e oito a dez assentos na Câmara dos Representantes.

O bilionário Elon Musk disse no passado sábado (5) que já está a criar um novo partido político nos Estados Unidos - a que apelidou de "Partido América".

Elon Musk

O anúncio foi feito através de uma publicação na rede social X, e surge agora como resposta à aprovação do plano fiscal do presidente, Donald Trump, que propõe uma redução nos impostos. "Hoje foi formado o Partido América para devolver-vos a liberdade", lê-se.

O que se sabe acerca deste partido?

Elon Musk, que chegou a gastar centenas de milhões de dólares na reeleição de Trump e que liderou o departamento de eficiência governamental (DOGE), publicou um inquérito nas suas redes sociais, na sexta-feira, 4 de julho. Neste considerou que o "Dia da Independência é o momento perfeito para perguntar se vocês querem independência do sistema bipartidário" e questionou: "Deveríamos criar o Partido América?"

Na tarde de sábado, deu o mesmo inquérito como encerrado. Votaram pouco menos de 1,25 milhões de pessoas e 65,4% dos participantes votou "sim".

Após estes resultados, Musk voltou a fazer uma nova sondagem. Escreveu: "Vocês querem um novo partido político e vão tê-lo. Quando se trata de levar o nosso país à falência com desperdício e corrupção vivemos num sistema de partido único, não de uma democracia."

O empresário também chegou a publicar uma piada com uma cobra de duas cabeças onde se lia: "Acabem com o unipartidarismo" - uma referência à crença de alguns americanos, que acreditam que apesar de o sistema ser bipartidário, muito pouco muda entre os democratas e os republicanos no poder.

O empresário já havia publicado no X que caso criasse um novo partido se concentraria em conquistar dois ou três assentos no Senado e oito a dez assentos na Câmara dos Representantes. "Dadas as margens legislativas extremamente reduzidas, seria o suficiente para servir como voto decisivo em leis controversas, garantindo que servem a verdadeira vontade do povo", escreveu.

Aparentemente, Musk até poderia receber um apoio significativo. Uma sondagem recente conduzida pela Quantus Insights, realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, entrevistou cerca de mil eleitores e descobriu que 40% dos inquiridos - incluindo muitos republicanos - votariam no partido de Elon Musk, ao invés de nos candidatos republicanos ou democratas.

Anteriormente, a empresa já havia realizado sondagens que indicavam que 46% dos 3.118 norte-americanos entrevistados acreditavam que era necessário haver um terceiro partido político. Destes 47% eram democratas e 35% republicanos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela