Secções
Entrar

Morte assistida aprovada pelo Parlamento britânico

Gabriela Ângelo com Leonor Riso 29 de novembro de 2024 às 21:40

Segue-se agora a fase das alterações nas comissões parlamentares. Processo legislativo pode estar terminado em seis meses.

Cinco horas de debate intenso e emocional na Câmara dos Comuns resultaram em 330 votos a favor e 275 contra uma proposta de morte assistida que poderá permitir aos adultos com doenças terminais e mentalmente aptos pedir ajuda médica para morrer. 

morte assistida REUTERS

Os 330 deputados aprovaram assim o projeto de lei Adultos com Doenças Terminais (fim de vida), que pode dar a doentes terminais em Inglaterra e Gales, cujos médicos determinem que têm seis meses ou menos de vida, a possibilidade de morte assistida.  

Esta legalização é o culminar de um longo debate no país, que levado  figuras públicas com doenças terminais a defender o projeto. Foi o caso de Esther Rantzen, uma apresentadora da BBC com um cancro do pulmão em estado avançado. Numa carta aberta aos deputados antes da votação, escreveu que "de acordo com a nossa lei penal atual, a única escolha para a maioria das pessoas com doenças terminais, se estiverem perante uma morte agonizante, é entre o sofrimento, a Suíça ou o suicídio". 

Desde 1942 que a Suíça permite a morte assistida (em que é o paciente a administrar a si próprio a substância que lhe causará a morte), apesar de a eutanásia (em que é o médico a administrá-la) ser proibida por lei.

A votação não significa que a proposta será posta em ação de imediato. Ainda vai ser analisada em comissões parlamentares, onde poderão ser apresentadas alterações. Kim Leadbeater, a deputada do partido Trabalhista que apresentou a proposta, disse esperar que o processo de legalização demore cerca de seis meses.

As sondagens sugerem que a maioria dos britânicos apoia a morte assistida. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela