Secções
Entrar

Morta a tiro diretora da maior prisão do Equador

Lusa 13 de setembro de 2024 às 08:10

Maria Daniela Icaza estava a caminho do Hospital Guasmo Sur, no sul de Guayaquil, quando homens armados intercetaram o veículo e atiraram contra a responsável, noticiou a imprensa local. Este é o segundo homicídio de um diretor prisional em nove dias.

A diretora da maior prisão do Equador foi morta a tiro na quinta-feira, disseram as autoridades equatorianas.

Uma outra funcionária da Penitenciária do Litoral ficou ferida no ataque, indicou a agência penitenciária do país.

O ataque a Maria Daniela Icaza e acompanhante ocorreu pelas 18h00 (00h00 em Lisboa) na estrada entre as cidades de Daule e de Guayaquil, onde está localizada a Penitenciária do Litoral.

Icaza estava a caminho do Hospital Guasmo Sur, no sul de Guayaquil, quando homens armados intercetaram o veículo e atiraram contra a responsável, noticiou a imprensa local.

Este é o segundo homicídio de um diretor prisional em nove dias, depois de Alex Guevara, diretor da cadeia de Lago Agrio, na província amazónica de Sucumbíos, ter sido morto em circunstâncias semelhantes, a 03 de setembro.

A Penitenciária do Litoral, oficialmente conhecida como Centro de Privação de Liberdade Masculino Guayas Número 1, é a maior das cinco prisões do complexo penitenciário de Guayaquil, que abriga aproximadamente 12 mil reclusos.

Mais de seis mil estão na Penitenciária do Litoral, que entre 2021 e 2023 foi palco de massacres em confrontos entre grupos criminosos, em luta pelo controlo interno. No início do ano, o Presidente do Equador, Daniel Noboa, ordenou a militarização destes centros.

A entrada dos militares nas prisões faz parte do estado de emergência e do "conflito armado interno" declarado por Noboa contra o crime organizado, responsável por um aumento da violência, que fez do Equador o país com a taxa de homicídios mais elevada da América Latina, com 47,2 por 100 mil habitantes em 2023.

A onda de homicídios também já tirou a vida de outros diretores de prisões, bem como de autoridades a nível municipal, incluindo vários presidentes de câmara, e a nível nacional, como o candidato presidencial Fernando Villavicencio.

REUTERS/Santiago Arcos
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela