Secções
Entrar

Morreu o escritor britânico Martin Amis

Diogo Barreto 21 de maio de 2023 às 10:30

O autro britânico tinha 73 anos, vítima de um cancro no esófago. Era conhecido pela sua prosa cáustica e pelas crónicas.

Morreu o escritor britânico Martin Amis, aos 73 anos, na Florida, Estados Unidos, devido a um cancro do esófago. A notícia foi avançada pela sua namorada, a escritora uruguaia Isabel Fonseca, este sábado ao fim do dia.

Amis faz parte de uma geração de escritores britânicos que granjearam sucesso no final do século XX e na qual se incluem escritores como Salman Rushdie ou Julian Barnes que atingiram grande sucesso literário na década de 80 do século passado. 

Filho do escritor Kingsley Amis, escreveu 15 romances, um livro de memórias (Experiência), várias biografias e ensaios. Entre estes destacam-se "a trilogia de Londres", composta porDinheiro,London FieldseInformação. O seu primeiro romance foi publicado em 1973,Rachel's Book quando trabalhava como editor assistente no suplemento literário doThe Times.

Um dos seus maiores amigos foi Christopher Hitchens (que morreu em 2011, também vítima de cancro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela