Secções
Entrar
Ao minuto

Morreu o realizador Brent Renaud. Estava a trabalhar em Kiev

Leonor Riso 13 de março de 2022 às 13:07

Brent Renaud foi atingido quando o carro em que seguia foi alvo de ataque das tropas russas.

Morreu Brent Renaud, realizador de documentários que se encontrava a trabalhar em Kiev. A morte foi confirmada pelo chefe da polícia regional, citado pela agência noticiosa Reuters e pelo jornal The Guardian. 

Foi este último que avançou a identidade do jornalista, que tinha 51 anos, e que o ligou ao NY Times. Brent Renaud tinha consigo um cartão de identidade que o identificava com o jornal The New York Times, com o qual já colaborou várias vezes. Porém, o jornal norte-americano reagiu à morte de Brent Renaud indicando que ele não estava a trabalhar com o diário na Ucrânia. "Sentimo-nos muito tristes por saber da morte de Brent Renaud. Brent era um realizador talentoso que contribuiu com o The New York Times ao longo dos anos. Apesar de ter trabalhado connosco no passado, mais recentemente em 2015, não se encontrava a trabalhar com o jornal na Ucrânia." Segundo o jornal, Brent Renaud usava um crachá identificativo do Times que foi emitido há vários anos. 


Brent Renaud foi alvejado mortalmente, quando o carro em que seguia foi atingido pelas tropas russas junto a Irpin, nos arredores de Kiev. 


Outro jornalista que seguia no carro foi levado para o hospital para ser tratado aos ferimentos. 

Renaud era realizador de documentários, produtor televisivo e programador cinematográfico, e trabalhava com o irmão, Craig, há vinte anos. Os dois venceram o prémio Peabody que distingue trabalhos realizados em meios de comunicação da rádio à televisão. 

Realizou documentários sobre vários temas, do terramoto no Haiti à guerra no Iraque. 

Há alguns dias, uma equipa da televisão britânica Sky News também foi alvo de um ataque semelhante:

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela