Secções
Entrar

Morreu bebé salva do útero da mãe após ataque israelita

Débora Calheiros Lourenço 26 de abril de 2024 às 15:51

Os médicos conseguiram fazer uma cesariana de urgência após a morte da mãe, mas a bebé, prematura, só conseguiu sobreviver por cinco dias.

Uma bebé palestiniana que foi resgatada do útero da mãe morta após um ataque israelita morreu esta quinta-feira num hospital na Faixa de Gaza. Sabreen Jouda nasceu prematura e a sua saúde acabou por se deteriorar, afirmou o tio.  

REUTERSMohammed Salem

A casa de Sabreen, na cidade de Rafah, foi atingida por um ataque aéreo israelita pouco tempo antes da meia-noite de sábado. Os seus pais e a irmã de quatro anos morreram logo após o ataque, no entanto foi possível realizar uma cesariana de emergência e a bebé nasceu com apenas 30 semanas.

A criança foi mantida numa incubadora de uma unidade de terapia intensiva neonatal, mas só conseguiu sobreviver por cinco dias.  

Segundo o tio, a bebé já foi enterrada ao lado do pai. Rami al-Sheikh partilhou: "Primeiro Deus tirou algo de nós, mas deu-nos algo em troca. Agora levou todos eles, a família do meu irmão está completamente exterminada. Foi excluído do registo civil. Não há nenhum vestígio dele".

Estes bombardeamentos são a retaliação de Israel pelo ataque do Hamas, no dia 7 de outubro, que provocou a morte de 1.200 pessoas e fez ainda 250 reféns. Na contraofensiva israelita já foram mortos mais de 34 mil palestinianos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza (controlado pelo Hamas) que avança ainda que dois terços dos mortos são mulheres e crianças.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela