Secções
Entrar

Moçambique: UE mobiliza mais 10 milhões de ajuda depois dos ciclones

10 de outubro de 2019 às 13:10

O novo pacote financeiro da União Europeia destina-se a reforçar a ajuda alimentar e os serviços de saúde nas regiões atingidas, bem como os preparativos para novos desastres.

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feria a mobilização de mais dez milhões de euros para ajuda humanitária a Moçambique, na sequência dos ciclonesIdaieKennethque atingiram o país em março e abril deste ano.

O novo pacote financeiro da União Europeia destina-se, segundo um comunicado, a reforçar a ajuda alimentar e os serviços de saúde nas regiões atingidas, bem como os preparativos para novos desastres, nomeadamente com a distribuição de 'kits' de emergência pelo país.

"Os ciclones tropicais Idai e Kenneth deixaram um rasto de destruição que ainda é sentido pelos mais vulneráveis em Moçambique", disse o comissário europeu para as Crises Humanitárias, Christos Stylianides."Assumimos o compromisso de ajudar Moçambique durante o tempo que for preciso", sublinhou.

A UE já mobilizou cerca de 17 milhões de euros em assistência humanitária após esta catástrofe para Moçambique (10,5 milhões de euros), o Zimbabué (4,5 milhões de euros) e o Maláui (mais de 2 milhões de euros).

O Mecanismo de Proteção Civil da UE também foi ativado em Moçambique, onde nove Estados-membros (Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Reino Unido) forneceram assistência humanitária inicial, tendo a UE financiado em 75% os custos de transporte, que ultrapassaram os quatro milhões de euros.

Os 28 providenciaram ainda ajuda de longo prazo para a reconstrução do país, tendo sido angariados, na Conferência Internacional de Doadores, que decorreu na Beira, em 31 de maio e 01 de junho, uma verba de 200 milhões de euros, metade proveniente do Fundo Europeu para o Desenvolvimento e os outros 100 milhões estão disponíveis na forma de empréstimos do Banco Europeu de Investimento.

O ciclone Idai foi um dos piores desastres climáticos da África Austral. Quando atingiu a região em março, provocou inundações, deslizamentos de terra e ventos fortes, afetando quase três milhões de pessoas e causando quase 1.000 mortes em Moçambique, no Maláui e no Zimbabué.

No dia 25 de abril, um segundo desastre, o ciclone tropical de categoria quatro Kenneth, atingiu a parte norte de Moçambique, afetando cerca de 300.000 pessoas em Cabo Delgado e deixando 40 mortos e 20.000 casas destruídas, segundo dados de Bruxelas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela