Secções
Entrar

Moçambique: Rios assustam com subida de caudais, autoridades lançam alertas

27 de abril de 2019 às 18:05

O ciclone Kenneth foi o primeiro, desde que há registos, a atingir o Norte de Moçambique, onde provocou cinco mortos.

A população da aldeia de Maguedi, no norte deMoçambique, juntou-se hoje toda na ponte sobre o rio com o mesmo nome para ver a subida das águas, depois do cicloneKenneth.

"A água ontem estava normal e depois dessa noite está assim", revolta e alta, descreve Faito Carimo, morador na aldeia.

Já há árvores meio submersas e a corrente é barulhenta, ao bater nas colunas da ponte, e impõe respeito.

Faito mora junto à margem do rio e está, por isso, vigilante, como todos os que vivem na aldeia, com medo que a água lhes invada as casas.

Um outro ciclone, Idai, que se abateu em março sobre o centro do país, criou lagos que cobriram aldeias, forçando os moradores a refugiarem-se nos telhados e ceifando cerca de 600 vidas.

Em Cabo Delgado, província atingida pelo ciclone Kenneth, não se prevê o mesmo tipo de cenário, apesar de haver ordens de evacuação de algumas zonas sob risco de inundação - o ciclone já se dissipou, mas o prognóstico é de chuva intensa.

Como o céu continua muito cinzento, a população prefere invadir a ponte e medir a olho a subida do rio.

Para já, o que se perdeu, "foram muitas machambas", hortas familiares, diz Faito, e isso é um drama, porque significa que, a prazo, vai haver mais fome.

"O rio está a encher desde a tarde de ontem [sexta-feira] e continua enchendo. Já causou muitos danos no milho e na mandioca", descreve Che Habadre, outro morador de Maguedi.

Nos outros anos, "não é assim", descontando 2014 e 2015, ano em que a água cobriu a ponte, recorda Serafim Mamudo, outro morador.

A Direção Nacional de Recursos Hídricos emitiu hoje um aviso para subida do caudal de duas bacias: uma é a do rio Messalo, mais a norte (abragendo Muidumbe e Macomia), e outra do rio Megaruma, mais a sul, no extremo de Cabo Delgado que faz fronteira com a província de Nampula - no caso, esta subida de caudal está a inundar as zonas baixas de Mecúfi e Chiure, podendo interromper a ligação rodoviária entre os dois distritos.

O ciclone Kenneth foi o primeiro, desde que há registos, a atingir o Norte de Moçambique, onde provocou cinco mortos, segundo números oficiais e numa altura em que ainda decorrem levantamentos em zonas mais remotas.

Quase 3.500 casas foram parcial ou totalmente destruídas, pelo menos 16 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone e há mais de 18 mil pessoas em 22 centros de acomodação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela