Secções
Entrar

Míssil apreendido a simpatizantes neonazis em Itália

15 de julho de 2019 às 18:16

Buscas encontraram míssil ar-ar utilizado pelo exército do Qatar e 20 armas sofisticadas. Três homens foram detidos, incluindo Fabio Del Bergiolo, antigo candidato do grupo neofascista Forza Nuova.

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do país.

Esta operação antiterrorista foi dirigida a italianos "de ideologia extremista" que terão combatido ao lado dos rebeldes pró-russos contra as tropas ucranianas na região do Donbass, refere a agência noticiosa Efe.

#Digos Torino con Milano, Varese, Pavia, Novara e Forlì coordinate da Polizia Prevenzione #Ucigos hanno sequestrato un arsenale di armi da guerra nel Nord Italia a soggetti dell'estrema destra oltranzista che in passato hanno preso parte a conflitto nella regione ucraina Donbass pic.twitter.com/i7ONjV5RqN

"Durante a operação foi apreendido um míssil ar-ar em perfeito estado e utilizado pelo exército do Qatar", indica a polícia num comunicado, em que também difundiu as imagens do míssil.

Em simultâneo, os polícias detetaram 20 armas de guerra sofisticadas, incluindo espingardas de assalto automáticas "de última geração", numerosas munições e material de propaganda neonazi.

Na operação foram detidas três pessoas, Fabio Del Bergiolo, 50 anos, antigo candidato do grupo neofascista Forza Nuova, um suíço de 42 anos e um italiano de 51 anos, intercetados perto do aeroporto de Forli (nordeste), suspeitos de terem tentado vender o míssil.

"Temos algumas ideias sobre o que poderemos fazer com o material apreendido, mas de momento não podemos revelar as hipóteses", declarou aos ‘media’ o chefe da polícia de Turim, Giuseppe De Mateis.

"De momento, nenhum elemento nos permite pensar em projetos subversivos", acrescentou Eugénio Spina, um responsável do setor antiterrorismo.

Nas últimas semanas a polícia desencadeou diversas operações contra círculos de extrema-direita em Turim.

O último, em 09 de julho, implicou a detenção de Fabio Carlo D'Allia, acusado de apologia do fascismo e detenção de munições de guerra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela