Secções
Entrar

Mísseis russos violam espaço aéreo da Moldova (e talvez da Roménia)

SÁBADO 10 de fevereiro de 2023 às 12:29

Projéteis tinham como destino o território ucraniano. Moldova já condenou a ação e pediu justificações, enquanto a Roménia não se pronunciou.

As forças armadas ucranianas anunciaram, na manhã desta sexta-feira, que dois mísseis russos cruzaram o espaço aéreo da Moldova e da Roménia. Aparentemente tal aconteceu antes dos projéteis entrarem em território ucraniano.

Press service of the State Emergency Service of Ukraine/Handout via REUTERS

O comandante Valeriy Zaluzhnyi, segundo nota a Reuters, especificou que se tratavam de dois mísseis Kaliber, que terão sido lançados do Mar Negro. Os militares ucranianos avançaram que poderiam ter abatido o aparelho mas que preferiram não o fazer de forma a "não colocar em perigo civis de países estrangeiros".

A Moldova já veio confirmar a informação e condenou "veemente a violação do espaço aéreo". Perante o sucedido, o Ministério dos Negócios Estrangeiros já convocou o embaixador russo no país para uma reunião de emergência.

"Rejeitamos absolutamente as últimas ações e declarações hostis contra a Moldova. É algo absolutamente inaceitável o que está a ser feito contra o nosso povo. Pedimos à Federação Russa que pare a agressão militar contra um país vizinho, levando a inúmeras baixas humanas e danos materiais", considerou o político.

O Ministério da Defesa da Roménia optou por apenas avançar que ainda não tem informações sobre o sucedido, uma decisão também tomada pela Rússia que ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela