Secções
Entrar

Ministros do euro escolhem hoje novo 'vice' do BCE e Mário Centeno é um dos candidatos

Lusa 19 de janeiro de 2026 às 08:51

Luis de Guindos, o atual 'vice', termina o mandato no final de maio.

 O Eurogrupo vota esta segunda-feira a candidatura do antigo governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e cinco outras à vice-presidência do Banco Central Europeu, para substituir Luis de Guindos, que sai no final de maio, aguardando-se uma decisão.
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Na reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que se realiza em Bruxelas, o último ponto em agenda será dedicado à escolha sobre a nomeação para sucessor do atual vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, cujo mandato termina no final de maio. A votação recai sobre seis candidaturas: a do ex-governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças, Mário Centeno; do governador do banco central da Letónia, Martins Kazaks; do governador do banco central da Estónia, Madis Müller; do governador do banco central da Finlândia e ex-comissário europeu para Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn; do antigo ministro das Finanças da Lituânia, Rimantas Sadzius; e do governador do banco central da Croácia, Boris Vujcic. O escolhido tem de arrecadar o apoio de 72% dos Estados-membros da área da moeda única (ou seja, pelo menos 16 dos 21 países do euro), representando pelo menos 65% da população. Na sequência da discussão do Eurogrupo, o Conselho da União Europeia adotará uma recomendação ao Conselho Europeu (ao nível de líderes), deliberando por maioria qualificada reforçada dos países do euro. Em conformidade com o processo de seleção, depois de dados estes passos, o BCE e o Parlamento Europeu serão consultados antes de o Conselho Europeu tomar uma decisão final.
Ainda assim, numa posição não vinculativa manifestada na passada quarta-feira, a comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu considerou Mário Centeno e o candidato da Letónia como "candidatos preferenciais para o cargo" de vice-presidente do BCE, que ficará disponível no final de maio. Também nesse dia, os eurodeputados realizaram audições informais aos seis candidatos. Tal posição agora conhecida não afeta o processo, já que a decisão é tomada pelo Eurogrupo. O Parlamento Europeu só será consultado, como um todo e não apenas em sede de comissão parlamentar, mais tarde. O Governo português decidiu apresentar formalmente a candidatura de Mário Centeno a vice-presidente do BCE, no seguimento de um pedido do próprio. A votação deve começar pelas 17:00 (hora local, menos uma em Lisboa). Aos 59 anos, Mário Centeno foi, entre meados de 2020 e meados de 2025, governador do Banco de Portugal, depois de ter exercido funções como ministro português das Finanças entre 2015 e 2020. Foi nessas funções que se tornou presidente do Eurogrupo, o fórum informal da moeda única, entre 2018 e 2020.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima