Secções
Entrar

Ministro alemão nos EUA para alertar sobre "guerra comercial" nas tarifas do aço

18 de março de 2018 às 18:04

"Não quero que se desenvolva uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos", afirmou Peter Altmaier.

O ministro da economia alemão, Peter Altmaier, disse hoje que vai a Washington passar a mensagem de que as tarifas americanas sobre o aço e alumínio europeus podem abrir uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos.

Antes de partir para Washington, este domingo o ministro da Economia do governo de Angela Merkel disse à televisão ARD que queria evitar uma "espiral" de medidas e contra-medidas.

"Não quero que se desenvolva uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos", afirmou Peter Altmaier, citado pela AP.

A União Europeia (UE) publicou já uma lista de produtos americanos que planeia tributar, caso não estejam isentos das tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

A UE disse que segue práticas de comércio justo e que o problema é a superprodução da China.

Altmaier afirmou que a Alemanha e os Estados Unidos devem ser capazes de produzir aço de forma competitiva, sem que outros o vendam em "preços de dumping [inferiores ao preço do mercado]".

Donald Trump vai impor taxas de 25% às importações de aço nos Estados Unidos e de 10% às de alumínio, ignorando sucessivos avisos dos seus aliados. As tarifas devem entrar em vigor em 23 de Março, excepto para o Canadá e México.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela