Secções
Entrar

Milhares de pessoas aguardadas em Lopitanga para último adeus a Jonas Savimbi

01 de junho de 2019 às 11:58

Jonas Savimbi foi morto em combate pelas forças armadas governamentais, no dia 22 de fevereiro de 2002.

Milhares de pessoas são esperadas hoje na pequena localidade angolana de Lopitanga, no norte da província angolana do Bié, para o último adeus ao líder histórico daUNITA,Jonas Savimbi, morto em combate há 17 anos.

Os restos mortais do líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) estiveram, à guarda do Governo, depositados desde 2002 no cemitério municipal do Luena (província do Moxico), tendo sido recuperados oficialmente pela família na sexta-feira no Andulo.

A 30 quilómetros do Andulo, Lopitanga assistiu na noite de sexta-feira a um culto religioso, seguido por uma vigília, em que milhares de pessoas acompanharam a família de Savimbi e a direção da UNITA numa última homenagem ao fundador do movimento do Galo Negro.

Jonas Savimbi foi morto em combate pelas forças armadas governamentais, no dia 22 de fevereiro de 2002, na comuna do Lucusse, província do Moxico, e o seu corpo sepultado no cemitério municipal do Luena, capital da província.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela