Secções
Entrar

México: milhares de migrantes partem juntos para os Estados Unidos

Débora Calheiros Lourenço 25 de dezembro de 2023 às 13:04

O número de pessoas detidas na fronteira entre o México e os Estados Unidos já ultrapassou os dois milhões durante o ano de 2023.

Cerca de sete mil migrantes saíram do sul do México a pé numa tentativa de chegarem à fronteira com os Estados Unidos. A caravana começou a sua viagem poucos dias antes do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegar ao país precisamente para discutir formas de contar as migrações em massa.

1 de 5
Foto: REUTERS/Jose Torres
Foto: REUTERS/Jose Torres
Foto: REUTERS/Jose Torres
Foto: REUTERS/Jose Torres
Foto: REUTERS/Jose Torres

Este grupo de migrantes saiu da cidade de Tapachula, perto da fronteira com a Guatemala, na véspera de Natal. Durante a migração o grupo organizou-se também numa manifestação pelo "Êxodo da pobreza".

Os meios de comunicação locais têm avançado que a maior parte dos migrantes são provenientes de Cuba, Haiti e das Honduras, mas também pertencem ao grupo pessoas provenientes de países distantes como o Bangladesh e a Índia que veem o México como a última etapa para chegarem aos Estados Unidos.

Por toda a América do Sul várias fronteiras foram recentemente fechadas devido ao aumento do fluxo migratório, mas ainda assim a maior parte dos migrantes consegue chegar ao México, muitas vezes passando por rotas bastantes perigosas que requerem viagens de vários dias por florestas.

A caravana é acompanhada pelo ativista pelos direitos humanos Luis García Villagrán que garante que juntar-se a esta jornada é o último recurso para a maioria dos migrantes que estavam presos em Tapachula: "O problema é que a fronteira com a Guatemala continua aberta e cerca de 800 a 1.000 pessoas a atravessa diariamente. Se não sairmos de Tapachula a cidade vai entrar em colapso".

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, e o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, partilharam preocupações com o aumento "dramático" de migrantes que atravessam a fronteira entre os dois países e têm uma reunião marcada para a próxima sexta-feira.

O número de pessoas detidas na fronteira entre o México e os Estados Unidos já ultrapassou os dois milhões durante o ano de 2023. Só durante o mês de setembro a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos deteve mais de 200 mil migrantes que tentavam chegar aos Estados Unidos, avançam os dados de Segurança Interna dos Estados Unidos.

A viagem de Antony Blinken ao México, que começa amanhã, dia 27, ocorre num momento em que o aumento de imigrantes é um tema cada vez mais político nos Estados Unidos e a pressão sobre o presidente Joe Biden para o conter aumenta, especialmente tendo em conta as eleições de 2024.

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas