Secções
Entrar

Médio Oriente: Al Sisi e Von der Leyen defendem a solução de dois Estados

Lusa 29 de junho de 2024 às 17:04

Numa reunião à margem da Conferência de Investimento UE-Egito, ambos concordaram que "alcançar uma solução global e justa para a questão palestiniana, baseada na solução de dois Estados, um israelita e outro palestiniano.

O Presidente do Egito, Abdelfatah al Sisi, reuniu-se este sábado no Cairo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e ambos consideraram a solução de dois Estados na Palestina como a "forma ótima" de dar estabilidade ao Médio Oriente.

REUTERS/Violeta Santos

Numa reunião à margem da Conferência de Investimento UE-Egito, ambos concordaram que "alcançar uma solução global e justa para a questão palestiniana, baseada na solução de dois Estados (um israelita e outro palestiniano) e em conformidade com as resoluções de legitimidade internacional, continua a ser a melhor forma de garantir uma estabilidade sustentável na região".

O porta-voz da presidência egípcia, Ahmed Fahmy, afirmou em comunicado que Al Sisi e Von der Leyen discutiram "formas de enfrentar a escalada dos desafios regionais", em particular os desenvolvimentos na Faixa de Gaza e o seu impacto na segurança e estabilidade regionais.

"O Egito adverte para a expansão da grave escalada do conflito e apela à comunidade internacional para que tome medidas sérias e rápidas para evitar que a região deslize para um novo ciclo de conflito sem precedentes", detalha a nota sobre a escalada da tensão entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.

Neste sentido, o Presidente egípcio sublinhou a necessidade de esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo imediato e permitir o acesso urgente à ajuda humanitária em Gaza.

Entre outras questões, os dois líderes destacaram "a força das relações egípto-europeias, recentemente elevadas ao nível de uma parceria estratégica e abrangente" como um sinal do "reforço da sua cooperação como pedra angular da integração e estabilidade regionais".

Este sábado, no primeiro dia da Conferência de Investimento UE-Egito, a Presidente da Comissão Europeia apresentou os primeiros mil milhões de euros do pacote de 7,4 mil milhões de euros que prometeu ao Egito em março passado e abriu a porta a novos investimentos de vários milhares de milhões de euros no país árabe.

A Conferência de Investimento UE-Egito destina-se a fomentar o investimento do setor privado.

Participam na conferência cerca de 1 mil pessoas e organizações, incluindo representantes dos países membros da UE, altos funcionários egípcios, instituições financeiras internacionais e líderes empresariais egípcios e europeus.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela