Secções
Entrar

Marcelo reúne-se hoje com Donald Trump na Casa Branca

27 de junho de 2018 às 07:45

Estão previstas declarações dos dois chefes de Estado à comunicação social na Sala Oval, sem direito a perguntas, no início de uma conversa a sós, seguida de uma reunião bilateral alargada.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se esta quarta-feira com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington, num encontro em que vai defender o reforço do eixo transatlântico.

1 de 5
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA
Foto: LUSA

O encontro está marcado para as 14:00 locais (19:00 em Lisboa) e estão previstas declarações dos dois chefes de Estado à comunicação social na Sala Oval, sem direito a perguntas, no início de uma conversa a sós, seguida de uma reunião bilateral alargada.

Na reunião alargada, além de elementos da Casa Civil do Presidente da República, estarão o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e o embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Fezas Vital.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, nesta reunião com o Presidente norte-americano serão abordados "temas comuns importantes que dizem respeito à pertença à NATO, ao envolvimento no Atlântico", bem como a "colaboração no domínio energético, no domínio dos investimentos recíprocos".

A comunidade emigrante portuguesa e lusodescendente nos Estados Unidos também será "um ponto central" da conversa, adiantou o Presidente da República aos jornalistas, na sexta-feira.

"Depois veremos se, além desses, haverá outras realidades internacionais, multilaterais, como se costuma dizer, que venham a ser abordadas", referiu.

Após o encontro com Donald Trump, o Presidente da República falará com os jornalistas portugueses na Chancelaria da Embaixada de Portugal em Washington.

Esta sua visita oficial de um dia e meio, que começou na terça-feira, terminará na Residência da Embaixada de Portugal em Washington, com uma cerimónia de "Toast to America" - brinde à América - com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa será o quarto Presidente português eleito em democracia a ser recebido na Casa Branca, em Washington, pelo chefe de Estado dos Estados Unidos da América.

Ramalho Eanes, primeiro Presidente da República Portuguesa eleito por sufrágio universal após o 25 de Abril de 1974, foi recebido na Casa Branca por Jimmy Carter, em 1978, e por Ronald Reagan, em 1983.

Mário Soares esteve igualmente com Reagan na Casa Branca, em 1987, onde se reuniu também com George Bush, em 1989 e 1992, e com Bill Clinton, em 1993. Cavaco Silva, por sua vez, foi recebido em Washington por Barack Obama, em 2011.

Dos anteriores presidentes da República eleitos, apenas Jorge Sampaio - que recebeu Bill Clinton em Lisboa quando este estava a terminar o segundo mandato, no ano 2000, e depois teve como homólogo George W. Bush durante o período tenso da guerra do Iraque - não esteve na Casa Branca.

No plano diplomático, as relações com os Estados Unidos da América, onde vivem cerca um milhão e 400 mil emigrantes portugueses e lusodescendentes, são vistas como um dos principais pilares da política externa portuguesa.

Além da aliança na NATO e da cooperação bilateral na defesa e segurança - os Estados Unidos mantém presença militar na Base das Lajes, nos Açores, embora progressivamente reduzida - são um importante parceiro comercial de Portugal, principal destino das exportações portuguesas fora da União Europeia.

Por outro lado, o número de turistas norte-americanos que visitam Portugal tem crescido anualmente acima dos 10%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela