Sábado – Pense por si

Presidente da China visita Portugal no final do ano

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que irá receber o presidente da China, Xi Jinping, no final do ano.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou nos Estados Unidos da América que irá receber o presidente da China, Xi Jinping, em Portugal no final do ano.

Perante algumas centenas de emigrantes portugueses e lusodescendentes, no Centro Comunitário Português da Virgínia, Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai encontrar-se com o Presidente norte-americano, Donald Trump, na quarta-feira e que na semana passada fez "uma visita de cortesia" ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"E receberemos o Presidente de outro país também muito importante no final do ano, porque nós temos esta capacidade de diálogo e de entendimento", acrescentou. O chefe de Estado adiantou depois à agência Lusa que se estava a referir ao Presidente da China, Xi Jinping.

Em Novembro de 2017, numa intervenção na IV Gala Portugal-China, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha declarado que esperava receber em 2018 o Presidente chinês em visita de Estado a Portugal.

"Terei grande satisfação em receber o senhor presidente Xi Jinping em visita de Estado que, espero, possa concretizar-se em breve, talvez mesmo no próximo ano", afirmou, na altura, acrescentando que a data estava a ser acertada "pelos canais diplomáticos usuais".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.