Secções
Entrar

Macron promete entrega de aviões Mirage e formação de 4.500 soldados à Ucrânia

Lusa 06 de junho de 2024 às 21:44

Presidente francês não especificou o número de aviões de combate franceses que serão enviados para a Ucrânia.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta qunta-feira a transferência para a Ucrânia de caças franceses Mirage 2000-5 e o lançamento de um programa de formação de soldados ucranianos, para ajudar a Ucrânia "a resistir" à invasão russa.

LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

"A partir de amanhã [sexta-feira], vamos lançar um programa de formação de pilotos e a transferência destes aviões", disse Emmanuel Macron em entrevista à France 2 e TF1, referindo que o objetivo é "formar 4.500 soldados ucranianos (...) equipá-los e formá-los" até ao final do ano, sem a intenção de provocar uma escalada no conflito com a Rússia.

O Presidente francês não especificou o número de aviões de combate franceses que serão enviados para a Ucrânia com esta "nova cooperação", que "permitirá à Ucrânia proteger o seu solo e o seu espaço aéreo".

Questionado sobre o envio de instrutores militares para a Ucrânia, Emmanuel Macron considerou que "não deve haver tabu sobre este assunto", já que "o solo ucraniano é soberano".

"Não se trata de ir treinar na zona de combate, mas quando a Ucrânia enfrenta um desafio, devemos responder como sempre fizemos", defendeu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela