Secções
Entrar

Macron pede defesa dos oceanos perante aumento da poluição e sobrepesca

Lusa 08 de junho de 2025 às 18:02

"Temos de agir, não temos escolha", disse o Presidente francês na cerimónia de encerramento do Fórum Financeiro da Economia Azul.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje à defesa dos oceanos perante o aumento da poluição e a sobrepesca, pedindo o apoio à ONU nos esforços globais.

REUTERS/Christophe Archambault

"Temos de agir, não temos escolha", disse o Presidente francês na cerimónia de encerramento do Fórum Financeiro da Economia Azul, evento que acontece no Mónaco na véspera da Conferência da ONU sobre o Oceano, em Nice, França.

Nas conclusões do fórum, é pedida uma ação rápida em prol dos oceanos para evitar o aumento da poluição, especialmente a poluição por plásticos, e para combater a sobrepesca, especialmente a pesca ilegal.

Embora a água dos oceanos e dos mares produza metade do oxigénio do planeta, regule o clima e forneça alimentos a mais de três mil milhões de pessoas, a sua situação está a piorar cada vez mais devido à ação humana, observaram os participantes no fórum.

Macron defendeu "novas formas de financiamento" para empreender as ações necessárias e lamentou o agravamento progressivo dos principais problemas que afetam as águas marinhas, como a acidificação ou a poluição por plásticos.

O dirigente salientou, em particular, o efeito destrutivo da "pesca ilegal" em águas internacionais, que "não está regulamentada nem documentada".

Isto "não é uma opinião, é algo que está provado", resumiu Macron.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela