Secções
Entrar

Macron manifesta "vergonha" por protestos violentos

24 de novembro de 2018 às 20:06

Presidente francês deixou aviso aos "coletes amarelos": "Não há espaço para esta violência" em França.

O presidente francês, EmmanuelMacron, manifestou "vergonha" pela violência que marcou osprotestos dos "coletes amarelos", nomeadamente em Paris, denunciando os que "agrediram" as forças da ordem e outros cidadãos.

"Obrigado às nossas forças da ordem pela sua coragem e profissionalismo. Vergonha para aqueles que os agrediram e também atacaram outros cidadãos e jornalistas. Vergonha para os que tentaram intimidar os eleitos. Não há espaço para esta violência na República", escreveu o chefe de estado francês na rede social Twitter, este sábado.

Nos Campos Elísios, em Paris, a polícia tentou controlar os manifestantes através do lançamento de granadas de gás lacrimogéneo, com canhões de água e perímetros de segurança.

Antes desta declaração, o palácio presidencial não tinha divulgado qualquer comentário sobre este novo dia de protesto do movimento "coletes amarelos", que exige a anulação do aumento dos impostos sobre os combustíveis e medidas para repor o poder de compra.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, falou à imprensa para denunciar os protestos violentos em vários locais deFrança, com 130 detenções, das quais 42 em Paris.

Segundo os últimos dados divulgados pelo ministro do Interior, hoje à tarde foram registados exactamente 106.301 manifestantes com "coletes amarelos" em toda a França, quando há uma semana eram 282.710.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela