Secções
Entrar

Kamala assume que foi "irresponsável" deixar Biden recandidatar-se

Diogo Barreto 10 de setembro de 2025 às 17:50

A antiga vice-presidente dos EUA considera mesmo que Biden se candidatou por uma questão de "ego" e de "ambição pessoal".

A antiga vice-presidente norte-americana e ex-candidata presidencial Kamala Harris considerou que a vontade demonstrada por Joe Biden de se recandidatar à presidência foi "irresponsável" e considera ter sido um erro não contestar essa vontade apesar da idade avançada do democrata. Harris diz mesmo que Joe Biden se candidatou numa tentativa de alimentar o "próprio ego".
EPA/WILL OLIVER
Num livro a ser editado ainda em setembro, Harris faz uma autocrítica à sua postura quando descobriu que Biden se queria recandidatar contra Donald Trump, mas critica igualmente o partido a que ambos pertencem por ter permitido. O livro, com o título 107 Days (107 Dias), narra os eventos que decorreram entre 21 de julho de 2024 - o dia em que Joe Biden anunciou que ia abandonar a corrida presidencial -, mas também aborda os meses antes da eleição quando se dizia em surdina dentro do Partido Democrata que se calhar Biden não estava apto a concorrer. "Durante todos aqueles meses de pânico crescente, deveria eu ter dito ao Joe para não se candidatar? Talvez", reflete a ex-vice-presidente num excerto publicado esta quarta-feira na revista norte-americana . p Apesar de um tom mais informal do que se poderia esperar, Kamala não é perentória em considerar que Biden esteve mal ao decidir concorrer: "[Ele pensou que] o povo americano já o tinha eleito num combate com os mesmos lutadores. Talvez tenha tido razão em acreditar que o fariam outra vez", escreve a na eleição para servir como o 47.º presidente norte-americano.  Harris descreve ainda como se sentia desqualificada para o incentivar a desistir da corrida pois acreditava que Biden podia considerar que esta o estava a trair. "Mas em retrospetiva considero que foi irresponsável [a decisão de não desincentivar]. Havia demasiado em jogo e era uma decisão que não devíamos ter deixado ao ego e às ambições individuais de uma pessoa", escreve Harris que acredita que "aos 81 anos, o Joe estava cansado". O livro de Kamala Harris chega às bancas norte-americanas a 23 de setembro, publicado pela Simon & Schuster.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela