Secções
Entrar

Itália envia fragata militar para ajudar flotilha humanitária após novo ataque com drones

Luana Augusto 24 de setembro de 2025 às 19:26

Embarcação irá prestar "assistência aos cidadãos italianos" em "possíveis ações de socorro".

O governo italiano enviou esta quarta-feira uma fragata militar para prestar assistência à flotilha humanitária Global Sumud, que esta quarta-feira disse ter sido alvo de um terceiro ataque, com recurso a "15 drones", perto da ilha grega de Creta.
Itália envia fragata militar para ajudar flotilha humanitária Global Sumud, perto da ilha grega de Creta AP Photo/Anis Mili
O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, que condenou este ataque e explicou que o envio desta fragata visa "garantir assistência aos cidadãos italianos presentes na flotilha" para "possíveis ações de socorro". "Não se pode não expressar a mais dura condenação", acrescentou. O envio desta embarcação foi autorizado ainda durante a madrugada desta quarta-feira. Ao final da tarde, a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, criticava duramente as ações desta flotilha humanitária. "Tudo isto é gratuito, perigoso e irresponsável. Não há necessidade de arriscar a própria segurança ao entrar numa zona de guerra para entregar ajuda a Gaza [quando] o governo italiano podería ter entregado em poucas horas", afirmou.
E adiantou: "Não sou estúpida. O que se passa em Itália não pretende aliviar o sofrimento da população de Gaza, mas sim atacar o governo italiano. Considero objetivamente irresponsável utilizar o sofrimento de Gaza para atacar o governo". A primeira-ministra avançou ainda, através de uma conferência de imprensa em Nova Iorque, que está a trabalhar numa proposta de mediação para fazer chegar a ajuda a Gaza. Segundo Meloni, o proposto foi deixar o carregamento em Chipre, nas mãos do patriacado latino de Jerusalém guiado pelo cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, que se terá comprometido em entregá-lo em território palestiniano. Além disso, Meloni garante que esta ideia conta com o consenso de Israel e com o governo do Chipre. "Estamos à espera de uma resposta da flotilha", concluiu.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela