Secções
Entrar

Itália com confinamento quase total durante Natal e Ano Novo

18 de dezembro de 2020 às 22:46

Governo italiano diz que situação da Covid-19 no país "continua difícil". Natal, Ano Novo e vésperas de feriados terão confinamento quase total, enquanto dias úteis terão medidas mais ligeiras.

O Governo italiano aprovou hoje um confinamento quase total em todo o país durante o período das festividades para evitar a propagação do vírus, que provoca a covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

"A situação continua difícil, também em toda a Europa e o vírus continua a circular. Deixa-se dobrar, mas não derrotar. Temos de intervir e asseguro-vos que não é uma decisão fácil. Foi por isso que adotámos um novo decreto equilibrado", afirmou o chefe de Estado em conferência de imprensa.

De acordo com as novas regras, o confinamento quase total é decretado nas datas mais importantes das festividades, nomeadamente nos feriados e nas suas vésperas, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, enquanto nos dias úteis as medidas serão um pouco aligeiradas, adianta a agência espanhola Efe.

A Itália contabilizou 17.992 novos casos de covid-19, com a taxa de positividade em alta, e 674 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais.

Desde o início da pandemia, a Itália contabiliza 1.921.778 casos do novo coronavírus, a que estão associadas 64.894 mortes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela