Incêndios na Califórnia destroem milhares de casas. Mandy Moore e Paris Hilton entre os afetados
Cerca de 70 mil moradores receberam ordens para abandonar as suas residências, numa altura em que os bombeiros tentam controlar seis fogos descontrolados. Já morreram cinco pessoas.
Os incêndios florestais que se espalharam pela Califórnia na terça-feira estão a deixar o rasto de destruição, já morreram cinco pessoas e mais de cem mil foram obrigadas a fugir de casa em várias zonas perto de Los Angeles, onde 1.500 habitações ficaram destruídas.
Entre aqueles que ficaram sem casa estão várias celebridades, como Mandy Moore, Paris Hilton e Billy Crystal. O ator Billy Crystal e a sua mulher Janice divulgaram um comunicado na quarta-feira onde referiam que a sua casa no bairro de Pacific Palisades, onde começou o primeiro incêndio, foi destruída: "Janice e eu morávamos naquela casa desde 1979. Criámos nos nossos filhos e os nossos netos aqui. Cada centímetro da nossa casa era cheio de amor, lindas memórias que não podem ser apagadas. Estamos com o coração partido, é claro, mas com o amor dos nossos filhos e amigos vamos ultrapassar isto".
O casal garantiu que a comunidade local é "resiliente" e cheia de "pessoas incríveis" que vão fazer com que ela se "erga novamente": "É o nosso lar", concluíram.
O ator britânico Cary Elwes, que vive na mesma localidade, partilhou nas redes sociais que tanto ele como a sua família se encontram em segurança, mas que a sua casa tinha ficado queimada. "Infelizmente, perdemos a nossa casa, mas somos gratos por termos sobrevivido a este incêndio verdadeiramente devastador", escreveu.
Asocialitenorte-americana Paris Hilton partilhou uma notícia no seu Instagram e referiu que no vídeo era possível ver a sua casa em Malibu destruída pelas chamas: "Esta casa foi onde construímos tantas memórias preciosas. Foi onde Phoenix deu os primeiros passos e onde sonhámos em construir uma vida inteira de memórias com London", afirmou fazendo referência aos filhos que tem com Carter Reum.
Mandy Moore também perdeu a sua casa no bairro de Altadena, perto da cidade de Pasadena. A atriz partilhou no Instagram que está em "choque": "A escola dos meus filhos desapareceu. Os nossos restaurantes favoritos estão destruídos. Muitos amigos e entes queridos também perderam tudo. A nossa comunidade está destruída, mas estaremos aqui para a reconstruir juntos".
Também o casal de atores Leighton Meester e Adam Brody viram a sua casa, avaliada em 6,32 milhões de euros, destruída pelas chamas. Circulam pelas redes sociais várias imagens da casa em chamas, uma informação que foi confirmada pelo Page Six, mas nenhum dos dois atores se pronunciou sobre o sucedido.
Muitas das estradas foram fechadas e outras ficaram intransitáveis pelo que a maior parte das pessoas tiveram de abandonar as suas casas e os seus carros para fugir a pé e apenas com alguns dos seus pertences. Muitas das áreas ardidas são conhecidas pelas suas casas de luxo onde muitos famosos moram ou passam férias, Adam Sandler, Ben Affleck, Tom Hanks e Steven Spielberg são alguns dos que podem ter sido também afetados.
Na terça-feira, James Woods publicou uma fotografia no X onde é possível ver palmeiras a arder numa colina perto de sua casa. Mas tarde referiu que teve de abandonar a sua casa: "Isto testa a sua alma, perder tudo de uma vez". Assim como o ator, cerca de 70 mil moradores receberam ordens de evacuação.
Os bombeiros estão a combater os seis incêndios provocados por uma tempestade de vento que se tem sentido sobretudo no sul do estado e já referiram que não estavam preparados para enfrentar uma situação desta dimensão, especialmente porque os longos meses de seca deixaram os terrenos ainda mais suscetíveis a arderem.
Ainda no mundo do espetáculo os incêndios levaram ao cancelamento da estreia dos filmes Better Man e The Last Showgirl e ao cancelamento das filmagens de várias séries incluindo Hacks, Ted Lasso, Suits LA, Anatomia de Grey e Jimmy Kimmel Live!. A revelação dos nomeados para os Óscares foi adiada por dois dias, estando agora marcadas para o dia 19 de janeiro.
Edições do Dia
Boas leituras!