Secções
Entrar

Homem atira sapato a ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif

11 de março de 2018 às 16:02

Nawaz Sharif foi atingido quando ia começar um discurso numa madrassa de Lahore. Polícia disse desconhecer o motivo que levou Abdul Ghafoor a atirar o seu sapato.

Um homem foi detido, este domingo, no Paquistão por atirar um sapato ao ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, acertando-lhe no peito, um dia depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros ter sido atingido por tinta negra.

1 de 3
Foto: AFP/Getty Images
Foto: REUTERS/Faisal Mahmood
Foto: EPA/STR

A polícia disse desconhecer o motivo que levou Abdul Ghafoor a atirar o seu sapato ao político que foi três vezes primeiro-ministro e que acabou por ser declarado inapto em Julho pelo Tribunal Supremo, devido a um caso de corrupção.

Nawaz Sharif foi atingido pelo sapato quando ia começar um discurso numa madrassa, uma escola islâmica, de Lahore, a segunda cidade do Paquistão.

A Polícia deteve Abdul Ghafoor e "está a decorrer uma investigação", disse um oficial da autoridade policial local, Muhammed Junaid. "O sapato atingiu-o [Nawaz Sharif], mas não o feriu", acrescentou.

Depois de atirar o sapato, o atacante fez o símbolo de vitória com as duas mãos, tendo de seguida sido imobilizado por vários presentes na sala, como demonstram as imagens emitidas por um canal televisivo.

Recomposto do susto, o ex-primeiro-ministro iniciou o seu discurso.

No sábado, um homem atirou tinta negra ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Khawaja Asif, durante um evento político da Liga Muçulmana do Paquistão-N, em Sialkot, no nordeste do país.

Os dois incidentes foram condenados pelos partidos da oposição.

Em algumas culturas, como a árabe, atirar um sapato é uma das maiores ofensas que se pode fazer a alguém.

Em 2008, o jornalista iraquiano Montazer al Zaid atirou os seus sapatos ao então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pelo que foi condenado a um ano de prisão, mas o seu ato transformou-o num herói nacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela