Secções
Entrar

Haiti arrisca ficar às escuras porque Governo está a falhar pagamentos

26 de outubro de 2019 às 08:49

Banco da República do Haiti não cumpriu com os pagamentos correspondentes, indica companhia elétrica, que diz não ter combustível.

O fornecimento de eletricidade no Haiti pode estar em causa a partir de segunda-feira porque o Governo está a falhar pagamentos que assegurem combustível para produzir energia, informou uma das principais empresas do setor.

A Sogener informou que só poderá manter a taxa atual de produção das centrais elétricas até segunda-feira, "a menos que a empresa [estatal] Eletricidade do Estado do Haiti [EDH] reduza o seu nível de consumo", afirmou em carta pública o presidente da empresa, Jean Marie Vorbe.

A companhia elétrica diz que não tem combustível porque não pode pagar o seu último pedido de 30.000 barris de diesel porque o Banco da República do Haiti não cumpriu com os pagamentos correspondentes.

"Fizemos o possível para adquirir combustível no mercado local, mas devido às limitações atuais e à falta de fluxo de caixa, devido a pagamentos em atraso, apenas uma quantidade mínima foi obtida", pode ler-se no documento dirigido ao EDH, ministérios da Economia e Obras Públicas, Banco Nacional de Crédito, Banco da República do Haiti e Banco da União Haitiana.

Nos últimos dias registou-se um confronto aberto entre a Sogener e o Estado haitiano, depois do presidente do Haiti, Jovenel Moise, ter dito, num discurso, que os males do país são culpa do "sistema", numa referência às estruturas económicas que rodeiam o poder.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela