Secções
Entrar

Guterres acusa petrolíferas de contribuírem deliberadamente para a destruição do planeta

Diogo Barreto 18 de janeiro de 2023 às 14:03

O secretário-geral das Nações Unidas quer que petroliferas sejam responsabilizadas por apostarem em "modelo de negócio que é inconsistente com a sobrevivência humana".

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, acusou as grandes empresas petrolíferas de "calvagar em cima de grandes mentiras" e de não estarem interessadas em investir num modelo de negócio que seja proveitoso para a humanidade. As acusações foram feitas no Fórum Económico de Davos, que decorre esta semana na Suíça.

REUTERS/Arnd Wiegmann

Guterres defendeu esta quarta-feira a responsabilização de empresas de petróleo que sabiam, na década de 1970, estarem a destruir o planeta, numa referência ao mais recente estudo que revelou que cientistas contratados pela ExxonMobil previram com bastante grau de acuidade os efeitos do aquecimento global a 50 anos. "As grandes empresas de petróleo cavalgaram em cima de grandes mentiras", acusou Guterres, na sua intervenção, defendendo que quem prosseguiu o seu caminho sabendo as consequências devia ser responsabilizado.

"Alguns produtores de combustíveis fósseis tinham total conhecimento, na década de 1970, de que o seu produto estava a queimar o planeta, mas, tal como [aconteceu] na indústria do tabaco, desvalorizaram a ciência", acusou o português, sublinhando que ainda hoje "os produtores de combustíveis fósseis tentam aumentar a produção sabendo perfeitamente que este modelo de negócio é inconsistente com a sobrevivência humana".

"Todas as semanas surge uma nova história de horror climático. As emissões de gases com efeito de estufa estão em níveis recorde, mas continuam a aumentar", alertou, referindo que o compromisso para travar o aumento médio global da temperatura a 1,5 graus Celsius está a desvanecer-se. "Se não adotarmos mais ações, vamos ter um aumento de 2,8 graus e as consequências disto, como todos sabemos, serão devastadoras", advertiu.

Desde que assumiu o cargo de secretário-geral das Nações Unidas que Guterres elegeu o combate contra as alterações climáticas como a sua principal bandeira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela