Secções
Entrar

Guiné-Bissau: Resultados definitivos dão Umaro Sissoco Embaló como Presidente eleito

17 de janeiro de 2020 às 11:23

Umaro Sissoco Embaló é o novo Presidente da Guiné-Bissau, tendo obtido 293.359 votos expressos, o que corresponde a 53,55%.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) daGuiné-Bissaudivulgou esta sexta-feira, através de um edital publico, os resultados definitivos das presidenciais que dão a vitória a Umaro Sissoco Embaló. Os editais, a que a Lusa teve acesso, estão afixados na sede da CNE em Bissau, nas Comissões Regionais de Eleições e já estão na posse de titulares de órgãos da soberania.

Segundo o documento, Umaro Sissoco Embaló é o novo Presidente da Guiné-Bissau, tendo obtido 293.359 votos expressos, o que corresponde a 53,55%. Os resultados foram divulgados pela CNE enquanto decorre no Supremo Tribunal de Justiça um recurso apresentado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), do candidato Domingos Simões Pereira, a contestar os resultados e a pedir uma recontagem dos votos.

A CNE considera, no entanto, terem sido "sanadas as irregularidades" evocadas pelo Supremo em relação ao contencioso eleitoral levantado pela candidatura de Domingos Simões Pereira e decorridas as 48 horas previstas na lei estão reunidas as condições para divulgar os resultados da votação do passado dia 29 de dezembro, já de forma definitiva, lê-se numa nota à imprensa.

"A CNE considera os resultados eleitorais transitados em julgado e consequentemente tornados definitivos", assinala-se no documento do organismo. Para a CNE, o Supremo Tribunal sugeriu que a instituição concluísse os procedimentos legais, designadamente a assinatura da ata que confirmasse o apuramento final do processo da votação.

Fonte da CNE disse à Lusa que a instituição "não tinha mais nada que esperar" e que, "em observância à lei, só tinha de divulgar os resultados". O Supremo Tribunal de Justiça, nas competências de tribunal eleitoral, está a apreciar mais um recurso interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira, que discorda dos resultados eleitorais, invocando um conjunto de alegadas irregularidades no processo.

Por exemplo, a candidatura de Simões Pereira afirma que os resultados provisórios foram anunciados sem que a CNE tenha procedido ao apuramento nacional dos mesmos, conforme a lei. Segundo os resultados definitivos divulgados hoje pela CNE, Domingos Simões Pereira obteve 554.468 votos, o que corresponde a 46,45%. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela