Greta Thunberg julgada por perturbação da ordem pública durante protestos
Julgamento deverá durar dois dias. Caso seja considerada culpada terá que pagar uma multa de até 2.927 euros.
Em outubro de 2023, a ativista climática Greta Thunberg foi acusada de perturbar a ordem pública durante um protesto contra os combustíveis fósseis no centro de Londres. Agora, a jovem de 21 anos está a ser julgada no Tribunal de Magistrados de Westminster.
Além da ativista, estão também no banco dos réus Christofer Kebbon, Joshua James Unwin, Jeff Rice e Peter Barker, com idades compreendidas entre os 19 e os 59 anos. Caso sejam considerados culpados, podem ser condenados a pagar uma multa de até 2.500 libras (2.927 euros).
À entrada do tribunal, a sueca esboçou um grande sorriso. Nas ruas eram várias as pessoas que a apoiavam e gritavam: "Protesto climático não é crime" e "quem são os verdadeiros criminosos?".
Greta, assim como os outros quatro arguidos, foram detidos a 17 de outubro enquanto protestavam em frente ao hotel InterContinental em Mayfair – local onde o Fórum de Inteligência Energética hospedava os líderes da indústria do petróleo e do gás. Na altura, o procurador responsável disse que a ativista foi informada sobre o não cumprimento da lei.
"A menina Thunberg estava parada do lado de fora da entrada do hotel", disse Luke Staton. "Foi abordada por volta das 13h12 por dois agentes que a informaram e avisaram que o incumprimento levaria à sua prisão, mas ela disse que ia ficar onde estava e foi por isso que foi detida às 13h15."
Esta não é a primeira vez que Greta Thunberg é detida durante protestos. Em janeiro de 2023, foilevada pela polícia alemãdepois de ter protestado contra a mina de carvão a céu aberto de Garzweile. Em março foi a vez de serdetida na Noruegaenquanto manifestava contra dois parques eólicos que afetavam um povo indígena do Ártico.
Agora, quando presente a juiz, Greta Thunberg declarou-se inocente, juntamente com dois dos agora arguidos. A decisão final deverá ser conhecida daqui a dois dias.
Edições do Dia
Boas leituras!