Grécia: Choque entre comboios causa pelo menos 36 mortos
O acidente ocorreu na passada noite de terça-feira, pelas 22 horas de Lisboa, a cerca de 380 quilómetros a norte de Atenas.
Pelo menos 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas depois de um choque entre um comboio de passageiros e um de carga que ocorreu na noite de terça-feira perto de Tempe, no norte da Grécia.
Na última atualização feita pelo porta-voz dos bombeiros gregos, Vassilis Vathrakogiannis, foi referido que "trinta e dois passageiros foram encontrados sem vida".
O número de mortos pode ainda aumentar uma vez que as operações de resgate continuam "a decorrer em condições muito complicadas devido à severidade da colisão entre os dois comboios"
Entre as 85 pessoas feridas, "53 permanecem hospitalizadas", seis delas nos cuidados intensivos.
Até ao momento não existem informações sobre as origens do choque, no entanto a Associated Press avançou que várias carruagens descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se após o incidente. Tendo em conta a localização, o comboio de passageiros teria acabado de sai de um túnel, pelo que foi impossível que o comboio de mercadorias antecipasse a sua presença.
Os meios de comunicação locais têm avançado que, muito provavelmente, o acidente foi causado por um erro humano, uma vez que os dois comboios se encontravam a circular na mesma via. No entanto ainda não foi descartada a possibilidade de um dos comboios ter descarrilado e colidido com o outro que seguiria numa outra via, afirmou o canal de televisão SKAI TV.
Um dos passageiros que sobreviveu, Stergios Minenis, explicou à Reuters que ouviu um estrondo e depois tudo aconteceu muito rápido: "Foram 10 segundos de pesadelo. Estávamos a girar no vagão até cairmos de lado…depois houve pânico, cabos dispararam por todo o lado, o fogo foi imediato, enquanto estávamos a virar estávamos a ser queimados, o fogo vinha da direita e da esquerda".
As fotografias tiradas esta manhã demonstram uma das carruagens do comboio de passageiros virada a quase noventa graus, e outras carruagens descarriladas.
Este foi já considerado "o pior acidente ferroviário que a Grécia alguma vez viu".
Cerca de 150 bombeiros e 40 ambulâncias foram mobilizados para o local, avançaram os serviços de emergência gregos.
O comboio de passageiros proveniente de Atenas e que tinha como destino a cidade de Salónica, no norte do país, transportava cerca de 350 pessoas no momento da colisão conforme confirmou a operadora ferroviária Hellenic Train. Duzentas e cinquenta destas pessoas foram retiradas em segurança e continuaram a sua viagem de autocarro.
O Governo grego decretou três dias de luto nacional e garantiu que a "tratar dos feridos, procurar e encontrar os desaparecidos debaixo dos escombros e providenciar apoio psicológico aos familiares das vítimas" é uma prioridade.
Edições do Dia
Boas leituras!