Secções
Entrar

França não reconhece presidenciais russas na Crimeia

18 de março de 2018 às 16:42

Na Crimeia, foram instaladas assembleias de voto nas cidades de Sebastopol e Simferopol, a capital da península.

A França indicou este domingo que não reconhece a realização de eleições presidenciais russas na Crimeia, quatro anos após a "anexação ilegal" da península ucraniana por Moscovo.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os russos estão hoje a ser chamados às urnas em presidenciais que devem reeleger Vladimir Putin, coincidindo o escrutínio com o quarto aniversário da anexação da Crimeia, aprovada pela população da península de maioria russófona num referendo não reconhecido pela comunidade internacional.

"Quatro anos após a anexação ilegal da República Autónoma da Crimeia e de Sebastopol, a França continua firmemente comprometida com o restabelecimento da soberania e integridade territorial da Ucrânia nas suas fronteiras reconhecidas integralmente", assinalou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês num comunicado.

"Pôr em causa pela força as fronteiras é contrário ao direito internacional, incluindo os compromissos subscritos pela Federação Russa", adiantou.

Na Crimeia, foram instaladas assembleias de voto nas cidades de Sebastopol e Simferopol, a capital da península.

Na sexta-feira, a Ucrânia advertiu que ia proibir aos eleitores russos o acesso aos consulados do seu país para votarem nas presidenciais, destacando polícia para as representações diplomáticas russas em Kiev, Kharkiv, Odessa e Lviv.

Hoje, activistas e membros de partidos nacionalistas ucranianos organizaram piquetes de protesto defronte da embaixada da Rússia em Kiev e dos consulados em várias cidades do país para protestar contra a votação para as presidenciais russas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, deve deslocar-se a Kiev a 22 e 23 de Março para reuniões com as autoridades ucranianas, com a situação na Crimeia e no leste separatista da Ucrânia na agenda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela