Secções
Entrar

Forças russas estão a render-se e a sabotar veículos para não combaterem, diz Pentágono

Diogo Camilo 01 de março de 2022 às 21:13

Fonte oficial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos diz que algumas unidades russas estão a render-se devido à falta de comida e combustível.

Algumas unidades de forças militares russas estão a render-se devido à falta de comida e combustível, aliada à baixa moral dos soldados. Quem o diz é fonte oficial do Pentágono ao New York Times e BBC, que avança mesmo que algumas unidades estão a sabotar os próprios veículos para evitar combater.

Segundo a publicação norte-americana, algumas unidades russas terão baixado as armas sem combater. Ainda assim, cerca de 80% das tropas russas que rodeavam as fronteiras da Ucrânia estão agora dentro do país.  O Pentágono considera que o moral é baixo nas fileiras russas, que não antecipavam uma resistência tão firme na invasão da Ucrânia.

Com a resistência ucraniana, alguns militares russos terão mesmo furado os depósitos de combustível dos seus veículos de maneira a não participarem nos combates.

A fonte no Pentágono indica que um número significativo das forças de Moscovo são jovens pouco preparados para o combate e refere que este factor pode ajudar a explicar o porquê das forças russas pouco terem avançado nos últimos dois dias, numa altura em que imagens mostram fileiras de mais de 60 quilómetros de militares russos. A mesma avança que a cidade portuária de Mariupol ainda não foi tomada, com os russos a controlarem apenas
as cidades de Berdyansk e Melitopol.

Tanque russo na região de Donetsk Reuters
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela