Secções
Entrar

Fim de programa migratório alimenta "besta do racismo"

05 de setembro de 2017 às 19:30

O governador do estado de Nova Iorque criticou a decisão de Trump de eliminar o programa migratório DACA, que impediu a deportação de 800.000 jovens indocumentados

O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, criticou hoje a decisão do Presidente norte-americano de eliminar o programa migratório DACA, que impediu a deportação de 800.000 jovens indocumentados, porque tal só alimenta "a besta do racismo".

1 de 6
Foto: Joe Raedle/AFP/Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Mark Wilson/Getty Images
Foto: Shawn Thew/EPA
Foto: Getty Images

"O Presidente [Donald Trump] está a falar de eliminar o programa DACA, um discurso que só serve para alimentar a besta do racismo", disse Cuomo durante um ato público.

O governador, que fez estas declarações pouco depois do anúncio sobre a eliminação deste programa por parte do procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, lamentou que a Casa Branca tenha declarado guerra aos imigrantes e denunciou que "não é a qualquer imigrante, não é aos brancos, só aos negros e latinos".

"O racismo é um cancro no sistema político que põe uma parte da nossa sociedade contra a outra, e medidas como esta são a principal ameaça com que nos confrontamos, enquanto nação", acrescentou Cuomo.

Antes de participar no ato público, o governador já tinha anunciado, na sua conta oficial da rede social Twitter, a intenção de recorrer à Justiça se Trump fosse em frente com a eliminação do programa do seu antecessor, Barack Obama, baptizado como "Deferred Action for Childhood Arrivals" (Ação Diferida para Imigração Infantil), graças ao qual cerca de 800.000 jovens indocumentados puderam travar a sua expulsão do país, obter vistos temporários de trabalho e, em alguns casos, carta de condução.

"Nova Iorque não vai demonizar a diversidade. Não vamos ficar de braços cruzados enquanto 42.000 nova-iorquinos são deportados. Se o Presidente Trump eliminar o DACA, iremos para os tribunais", escreveu Cuomo num 'tweet'.

A Casa Branca anunciou hoje o fim do programa aprovado em 2012, embora a suspensão da sua aplicação só se torne efectiva daqui a seis meses, para obrigar o Congresso a encontrar uma alternativa.

"Estou aqui para anunciar que o programa DACA, promulgado pelo Governo de Barack Obama, vai ser eliminado", anunciou em conferência de imprensa o procurador-geral, um dos membros do executivo de Trump com posições mais duras em matéria de imigração.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela