Secções
Entrar

EUA pressionam China para ser inflexível com a Coreia do Norte

06 de julho de 2017 às 10:01

A embaixadora dos EUA na ONU avisou os dirigentes chineses para os riscos que correm os seus massivos fluxos comerciais bilaterais


A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas avisou, na quarta-feira, os dirigentes chineses para os riscos que correm os seus massivos fluxos comerciais bilaterais se comerciar com a Coreia do Norte em violação das sanções internacionais.

1 de 5
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

As observações de Nikki Haley foram feitas durante um discurso contundente no Conselho de Segurança, reunido de emergência depois de os dirigentes de Pyongyang terem conseguido um lançamento bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental.

Haley afirmou que "o mundo tornou-se um lugar mais perigoso", garantindo que os EUA vão usar a sua "considerável força militar" para se defenderem e aos seus aliados, mas que preferem fazer opressão através do comércio.

Acrescentou ainda que "muito do peso de garantir a aplicação das sanções da ONU está sobre a China", que representa 90% do comércio externo da Coreia do Norte.

Haley afirmou também que a Casa Branca vai trabalhar com a China e outros países, mas que não vai repetir "abordagens inadequadas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela