Secções
Entrar

EUA pedem extradição de antigo vice-presidente das Honduras

03 de janeiro de 2016 às 11:58

Os Estados Unidos pediram a extradição de Jaime Rosenthal, um dos maiores magnatas do país, que acusam de tráfico de droga e branqueamento de capitais

Os Estados Unidos pediram a extradição do antigo vice-presidente das Honduras Jaime Rosenthal, um dos maiores magnatas do país, que acusa de tráfico de droga e branqueamento de capitais, informou Tegucigalpa.

O Departamento do Tesouro anunciou em Outubro que ia acusar Rosenthal, de 79 anos, o seu filho Yani e o seu sobrinho Yankel devido às "suas actividades de branqueamento de capitais e tráfico de droga".

"Não é um dia de alegria para as Honduras, está muito longe de ser um dia feliz para a família Rosenthal, todos o lamentamos e preferíamos que não acontecesse, mas o pedido de extradição foi apresentado", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros hondurenho, Arturo Corrales.

Segundo Corrales, as Honduras receberam o pedido de extradição antes de 24 de Dezembro, mas esperavam que o documento fosse traduzido para espanhol.

O governante acrescentou que Rosenthal, que foi vice-presidente entre 1986 e 1989, sofre de uma "doença grave" e lembrou que acções legais já foram apresentadas contra o empresário nas Honduras.

De acordo com o Ministério Público, o magnata é suspeito de "fraude fiscal e falsificação de documentos", acusações alegadamente relacionadas com a importação de carne do Brasil, que terá sido falsamente documentada como vinda dos Estados Unidos, de modo a evitar contribuições.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela