Secções
Entrar

Estados Unidos confirmam destacamento de 3.000 soldados norte-coreanos na Rússia

Lusa 24 de outubro de 2024 às 07:45

"Temos provas de que as tropas norte-coreanas foram para (...) a Rússia", disse aos jornalistas, em Washington, o secretário de Defesa norte-americano.

Os Estados Unidos confirmaram quarta-feira que cerca de 3.000 soldados norte-coreanos estão destacados em treinos em vários locais na Rússia e advertiram que estas forças serão um "alvo militar legítimo" se entrarem em combate na Ucrânia.

O envio de tropas aumenta o potencial para os norte-coreanos se juntarem às forças russas na Ucrânia e sugere a expansão dos laços militares entre as duas nações, num momento em que Moscovo procura garantir armas e tropas para ganhar terreno numa guerra que se encontra num impasse após mais de dois anos.

"Temos provas de que as tropas norte-coreanas foram para (...) a Rússia", disse aos jornalistas, em Washington, o secretário de Defesa norte-americano.

O governante admitiu desconhecer "o que é que eles [os norte-coreanos] estão exatamente a fazer", mas avisou que "se pretendem participar nesta guerra em nome da Rússia, essa é uma questão muito, muito séria".

Os comentários de Austin foram a primeira confirmação pública dos Estados Unidos de que a Coreia do Norte enviou tropas para a Rússia — um desenvolvimento divulgado pelas autoridades sul-coreanas, mas negado por Pyongyang e Moscovo.

Segundo Washington, "entre o início e meados de outubro, a Coreia do Norte deslocou pelo menos 3.000 soldados" para o leste da Rússia, confirmando informações fornecidas pela Coreia do Sul.

"Acreditamos que estes soldados viajaram de barco da região de Wonsan, na Coreia do Norte, para Vladivostok, na Rússia, e chegaram a vários locais de treino militar russo no leste da Rússia, onde estão atualmente em treino", acrescentou porta-voz da Casa Branca, John Kirby.

Os Estados Unidos desconhecem se estes soldados vão combater ao lado do exército russo, disse, embora considere que essa é uma "possibilidade muito preocupante".

Mas, se assim for, estes soldados serão "alvos militares legítimos", alertou Kirby.

Sputnik/Vladimir Smirnov/Pool via REUTERS
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela