Secções
Entrar

Espanha. Projeções favoráveis à direita e ao PP de Feijoó

Leonor Riso 23 de julho de 2023 às 19:32

As primeiras projeções, da Sigma Dos e da GAD3, dão a derrota a Pedro Sánchez.

As primeiras projeções das eleições gerais em Espanha apontam para que o Partido Popular e o Vox consigam ganhar lugares suficientes no parlamento espanhol para uma maioria absoluta - 175 + 1.

REUTERS/Juan Medina

A projeção da GAD3 para a Mediaset, feita com a análise de 10 mil intenções de voto recolhidas ao longo da última semana e não à boca das urnas, aponta para que o PP consiga 150 lugares, e o Vox 31.

Já a projeção da Sigma Dos para a TVE, que considerou 17 mil pessoas, é menos conclusiva: indica entre 145 e 150 lugares para o PP, e entre 24 e 27 para o Vox.

O PSOE consegue 112 lugares, segundo a GAD3, e entre 113 e 118 para a Sigma Dos, o que é uma derrota para o presidente do governo espanhol Pedro Sánchez.

Já a plataforma de esquerda Sumar, liderada por Yolanda Díaz, obtém 27 ou entre 28 e 31 lugares, de acordo com as respetivas projeções.

A última a ser conhecida, da Target Point para o El Debate, aponta para entre 109 e 113 lugares para o PSOE e aponta para uma vitória do PP, com entre 153 e 158 lugares.

O PP de Alberto Núñez Feijóo pode não precisar do Vox para governar caso faça acordos com outros partidos. Não é claro se o terceiro lugar das intenções de voto será do Vox ou da Sumar, e as primeiras projeções indicam que o Vox possa perder vários deputados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela