Secções
Entrar

Enviado especial norte-americano já se encontrou com Putin

Débora Calheiros Lourenço 06 de agosto de 2025 às 13:16

Trump deu até sexta-feira para Putin conseguir um acordo de cessar-fogo. Se tal não acontecer, ameaçou impor “tarifas severas” e outras sanções económicas.

O presidente russo e o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Steve Witkoff, reuniram esta quarta-feira em Moscovo, marcando o início da visita oficial ao país dias antes do prazo que Donald Trump deu para Moscovo conseguir um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. 
Putin reúne-se com enviado dos EUA em Moscovo Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
Se a Rússia não satisfizer a ameaça da Casa Branca é esperado que sejam implementadas severas sanções económicas à Rússia e aqueles e compram o seu petróleo.   Foi o Kremlin que anunciou que a reunião entre Putin e Steve Witkoff já tinha ocorrido, no entanto não avançou mais nenhum detalhe sobre a mesma. Já a agência de notícias russa TASS partilhou imagens do enviado especial norte-americano a dar um passeio matinal pelo parque Zaryadye, nas redondezas do Kremlin, com a companhia de Kirill Dmitie, enviado do presidente russo.  Kirill Dmitie tem sido o homem de Putin para as negociações, tendo desempenhado um papel fundamental nas três rondas diretas entre delegações dos dois países em Istambul, bem como nas negociações entre os russos e os norte-americanos. Ainda assim, nenhuma destas negociações foi capaz de pôr um fim à vista ao conflito.   Frustrado com as dificuldades em alcançar um cessar-fogo, Trump deu até sexta-feira para Putin conseguir esse objetivo. Se tal não acontecer, ameaçou impor “tarifas severas” e outras sanções económicas.  Apesar dos desejos dos norte-americanos, na noite de terça-feira as forças russas atingiram um centro recreativo na região de Zaporíjia, no sul da Ucrânia, matando duas pessoas e ferindo 12, incluindo duas crianças, referiu o governador regional Ivan Fedorov na quarta-feira. Além disso, a rede elétrica e as instalações de aquecimento a gás da Ucrânia também foram atingidas esta quarta-feira.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto