Secções
Entrar

Dois vices do Benfica de Luanda suspensos por pagarem €9.200 a árbitra

21 de abril de 2018 às 21:32

O conselho de disciplina considerou finda a tramitação do processo envolvendo Carlos Brecha de Carvalho e Mário Baptista da Rocha, ambos à data (2014) vice-presidentes do Sport Benfica e Luanda.

Dois vice-presidentes do Sport Benfica e Luanda foram suspensos por seis anos, por decisão do conselho de disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF), o mesmo acontecendo com uma árbitra, a quem pagaram 9.200 euros para falsear resultados.

A decisão consta de um comunicado da FAF, a que a agência Lusa teve hoje acesso, dando conta de que o conselho de disciplina considerou finda a tramitação do processo envolvendo Carlos Brecha de Carvalho e Mário Baptista da Rocha, ambos à data (2014) vice-presidentes do Sport Benfica e Luanda.

Para o conselho de disciplina, foi dado como provado que os dois vice-presidentes, na época desportiva de 2014 (27 de Fevereiro), ordenaram um depósito na conta bancária da árbitra Marximina Luzia Bernardo, no montante de 1.250.000 kwanzas (9.200 euros à taxa de câmbio de então), antecedendo um jogo do clube.

O depósito, segundo o comunicado da FAF, foi feito com a designação "operação de charme", quando "na verdade se destinava ao pagamento da referida árbitra para poder obter em trocar resultado falseado de jogo".

"Factos devidamente provados através de e-mails enviados pelos participados, depósitos bancários a favor da referida árbitra e declarações dos intervenientes constantes nos autos, figurando claramente tais actos atentatórios à verdade desportiva e ao princípio da legalidade, bem como das regas de jogos", lê-se no comunicado da FAF.

À data, o Benfica de Luanda disputava o Girabola, principal campeonato angolano de futebol, e nesse mesmo ano conquistou o último título, a Taça de Angola, dois anos antes de a crise financeira levar a direcção a acabar com a equipa profissional.

A equipa terminou a época de 2014 ainda num histórico terceiro lugar no Girabola.

Além de punir Carlos Manuel Brecha de Carvalho e Mário Baptista da Rocha como seis anos de suspensão e o pagamento, cada um, de uma multa, em kwanzas, equivalente a 5.000 dólares, o conselho de disciplina suspendeu Marximina Luzia Bernardo de actividades desportivas por três anos, "por prática de corrupção e falsificação de resultado", para "favorecimento do Sport Luanda e Benfica".

"Uma vez que recebeu ainda outros pagamentos dos participados", conclui a deliberação da FAF, com data de 18 de Abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela