Secções
Entrar

Dois bombeiros mortos a tiro nos EUA enquanto combatiam incêndios

Luana Augusto 30 de junho de 2025 às 09:08

Uma equipa de bombeiros foi chamada para um incêndio quando dois dos profissionais foram mortos e um terceiro ficou ferido. Autoridades acreditam que se tratou de uma "emboscada intencional".

Um homem armado incendiou, no domingo, uma zona florestal em Idaho, nos EUA, e depois matou dois bombeiros e feriu um terceiro com recurso a uma arma de fogo, avançaram as autoridades. "Acreditamos que o suspeito iniciou o incêndio e que esta foi uma emboscada intencional", admitiu o xerife do condado de Kootenai, Bob Norris. "Estes bombeiros não tiveram hipótese."

Bill Buley/Coeur D'Alene Press via AP

Segundo o gabinete do xerife, o corpo do suspeito acabou por ser encontrado por agentes da SWAT, porém, até ao momento ainda não foi divulgado o nome do homem nem a causa de morte, assim como o tipo de arma de fogo encontrada. Sabe-se, no entanto, que o atirador terá atuado sozinho. "Acreditamos que aquele era o único atirador que estava naquela montanha naquele momento", relatou Bob Norris.

De acordo com as autoridades, o alerta para o incêndio, que estaria a ocorrer em Canfield Mountain, foi dado por volta das 13h30 locais (20h de Lisboa), mas os tiros só surgiram cerca de meia hora depois. Após o ataque, os bombeiros fizeram pedidos de socorro através dos rádios. "Toda a gente foi baleada aqui. Enviem agora mesmo a polícia", disseram de acordo com um despacho citado pela agência Associated Press. Depois disso, foi enviado um alerta para a população a solicitar que se evitasse a área ao redor de Canfield Mountain Trailhead e Nettleton Gulch Road, localizadas a cerca de 6,5 quilómetros do centro de Coeur d'Alene.

Bill Buley/Coeur D'Alene Press via AP

Como consequência deste ataque, três pessoas foram transportadas para o Kootenai Health, de acordo com o porta-voz do hospital, Kim Anderson. Duas delas não resistiram aos ferimentos e os óbitos foram declarados a caminho do hospital. Já uma terceira está agora a receber tratamento hospitalar devido aos ferimentos. "[O bombeiro ferido está] a lutar pela vida", indicou Norris ao acrescentar que o profissional foi submetido a uma cirurgia.

O governador local Brad Little já se pronunciou sobre o caso e condenou o ataque através das suas redes sociais. "Este é um ataque direto e hediondo aos nossos bravos bombeiros", escreveu no X. "Peço a todos os moradores de Idaho que rezem por eles e as suas famílias enquanto aguardamos para saber mais."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela