Dois bombeiros mortos a tiro nos EUA enquanto combatiam incêndios
Uma equipa de bombeiros foi chamada para um incêndio quando dois dos profissionais foram mortos e um terceiro ficou ferido. Autoridades acreditam que se tratou de uma "emboscada intencional".
Um homem armado incendiou, no domingo, uma zona florestal em Idaho, nos EUA, e depois matou dois bombeiros e feriu um terceiro com recurso a uma arma de fogo, avançaram as autoridades. "Acreditamos que o suspeito iniciou o incêndio e que esta foi uma emboscada intencional", admitiu o xerife do condado de Kootenai, Bob Norris. "Estes bombeiros não tiveram hipótese."
Segundo o gabinete do xerife, o corpo do suspeito acabou por ser encontrado por agentes da SWAT, porém, até ao momento ainda não foi divulgado o nome do homem nem a causa de morte, assim como o tipo de arma de fogo encontrada. Sabe-se, no entanto, que o atirador terá atuado sozinho. "Acreditamos que aquele era o único atirador que estava naquela montanha naquele momento", relatou Bob Norris.
De acordo com as autoridades, o alerta para o incêndio, que estaria a ocorrer em Canfield Mountain, foi dado por volta das 13h30 locais (20h de Lisboa), mas os tiros só surgiram cerca de meia hora depois. Após o ataque, os bombeiros fizeram pedidos de socorro através dos rádios. "Toda a gente foi baleada aqui. Enviem agora mesmo a polícia", disseram de acordo com um despacho citado pela agência Associated Press. Depois disso, foi enviado um alerta para a população a solicitar que se evitasse a área ao redor de Canfield Mountain Trailhead e Nettleton Gulch Road, localizadas a cerca de 6,5 quilómetros do centro de Coeur d'Alene.
Como consequência deste ataque, três pessoas foram transportadas para o Kootenai Health, de acordo com o porta-voz do hospital, Kim Anderson. Duas delas não resistiram aos ferimentos e os óbitos foram declarados a caminho do hospital. Já uma terceira está agora a receber tratamento hospitalar devido aos ferimentos. "[O bombeiro ferido está] a lutar pela vida", indicou Norris ao acrescentar que o profissional foi submetido a uma cirurgia.
O governador local Brad Little já se pronunciou sobre o caso e condenou o ataque através das suas redes sociais. "Este é um ataque direto e hediondo aos nossos bravos bombeiros", escreveu no X. "Peço a todos os moradores de Idaho que rezem por eles e as suas famílias enquanto aguardamos para saber mais."
Edições do Dia
Boas leituras!