Secções
Entrar

Detidos três suspeitos de roubo em museu de Dresden há um ano

17 de novembro de 2020 às 10:51

Em 25 de novembro de 2019, pelo menos quatro ladrões entraram no museu Grünes Gewölbe de Dresden para roubar joias do século XVIII.

Três suspeitos foram hoje detidos por estarem implicados no roubo de várias peças de valor incalculável, há cerca de um ano, num museu de Dresden, no leste da Alemanha, anunciou o Ministério Público.

Os três detidos, de nacionalidade alemã, são "fortemente suspeitos" de terem participado no roubo no museu Grünes Gewölbe de Dresden, indicaram, em comunicado, o Ministério Público e a polícia, na sequência de uma importante operação em várias regiões alemãs, em relação com este caso.

Em 25 de novembro de 2019, pelo menos quatro ladrões entraram no museu, pouco antes das 05:00 (04:00 em Lisboa) para roubar joias do século XVIII, tendo levado, entre outras, o 'Dresden White', também conhecido como o diamante branco da Saxónia, de 49 quilates.

A direção do museu considerou as peças roubadas de valor histórico e cultural "inestimável e não quantificável".

Construído no século XVI, o museu alberga uma das coleções mais importantes de joias antigas da Europa.

Parte do museu ficou destruída no bombardeamento dos aliados, em 13 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido posteriormente reconstruída.

O Exército Vermelho apropriou-se de parte das obras, levadas para a antiga União Soviética. Em 1958, as obras regressaram a Dresden, uma das principais cidades da antiga República Democrática Alemã (RDA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela