Secções
Entrar

Detido homem suspeito de incêndio na Catedral de Nantes

19 de julho de 2020 às 11:04

O homem, de 30 anos, é voluntário na diocese e estava encarregue de fechar a catedral na sexta-feira à noite.

Um homem foi detido pela polícia por suspeita de ser o responsável pelo incêndio na Catedral de Nantes, em França, que ocorreu no sábado de manhã, destruindo o órgão principal.

O homem, de 30 anos, é voluntário na diocese e estava encarregue de fechar a catedral na sexta-feira à noite, segundo informações divulgadas hoje pela agência de notícias EFE.

O alegado culpado está detido desde sábado enquanto a polícia tenta clarificar as incoerências das explicações que deu sobre a forma como usou o tempo ou sobre como fechou a Basília.

As primeiras investigações revelaram que não foi forçada qualquer entrada para aceder à igreja.  

Os bombeiros foram alertados pouco antes das 8:00 (7:00 em Lisboa) para um fogo na Catedral de Nantes que por volta das 10:00 (09:00 em Lisboa) já estava controlado.

Pouco depois o Procurador da República de Nantes anunciou que tinha sido aberta uma investigação por incêndio voluntário.

"Ainda não é possível tirar conclusões, porque são precisas muitas investigações que poderão trazer novos elementos", afirmou o procurador Pierre Sennès.

O responsável decidiu avançar para a investigação depois de ter conhecimento de que havia três focos diferentes de fogo: um na zona do órgão e outros dois na nave.

O fogo destruiu o órgão da catedral gótica e a plataforma sobre a qual se situava ameaçava ruir, segundo informações do responsável dos bombeiros, Laurent Ferlay.

No entanto, Sennès voltou a mostrar prudência e a sublinhar que ainda é prematuro tirar conclusões neste momento das investigações.

A catedral já tinha sido alvo de um incêndio em 1972, cujos trabalhados de recuperação terminaram em 1985.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela