Secções
Entrar

Covid-19: Espanha regista sete mortes e 134 novas infeções nas últimas 24 horas

20 de junho de 2020 às 20:35

Até sexta-feira, o Ministério da Saúde havia "congelado" o número total de mortos, aguardando que algumas comunidades concluíssem a validação dos seus dados para adaptá-los à "nova estratégia de vigilância".

Espanha registou sete mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 36 nos últimos sete dias, subindo o número total de óbitos desde o início da pandemia para 28.322, informou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

Aquele ministério, citado pela agência EFE, revelou ainda que se registaram no país 134 novas infeções nas últimas 24 horas, elevando o total destes casos para 245.938.

Os dados fornecidos hoje coincidem com o último dia do estado de emergência, o qual foi decretado em 14 de março, quando havia 5.753 pessoas infetadas e 136 mortes por covid-19.

Das 134 novas infeções detetadas nas últimas 24 horas, 45 foram em Madrid, uma comunidade que contabilizou 13 mortes nos últimos sete dias.

Também na última semana, a Catalunha registou 25 mortes, Aragão 18 e a Comunidade Valenciana 11.

Quanto às restantes mortes ocorridas nos últimos sete dias, Castilla-León registrou sete, o País Basco três, Castilla-La Mancha duas, Andaluzia uma e Astúrias uma.

Não houve mortes de doentes com coronavírus nesses últimos sete dias nas comunidades das Ilhas Baleares, Canárias, Cantábria, Extremadura, Galiza, Múrcia, Navarra e La Rioja, além de Ceuta e Melilla.

Por outro lado, oito novas infeções foram reportadas nas últimas 24 horas em Navarra, seis na Andaluzia e outras tantas em Castilla-La Mancha, quatro em Castilla-León, quatro no País Basco, três nas Ilhas Baleares, duas na Extremadura e uma em La Rioja e Galiza, respetivamente.

Ao invés, nenhuma nova infeção foi detetada nas últimas 24 horas nas Astúrias, Ilhas Canárias, Cantábria e Múrcia, bem como nas cidades autónomas de Ceuta e Melilla.

Até sexta-feira, o Ministério da Saúde havia "congelado" o número total de mortos, aguardando que algumas comunidades concluíssem a validação dos seus dados para adaptá-los à "nova estratégia de vigilância" lançada pelo Ministério em 11 de maio.

O Ministério da Saúde admite que as discrepâncias que podem aparecer sobre o total de casos notificados pode resultar da validação dos mesmos pelas comunidades autónomas e a sua transmissão e articulação com a nova estratégia de vigilância.

Assim, o total de casos positivos confirmados em Espanha ascende a 245.938, colocando o país no sexto lugar mundial com mais infetados, atrás dos Estados Unidos (2.178.710), Brasil (1.032.913), Rússia (576.952), Reino Unido (301.815) e Perú (247.925), segundo indicação daquele ministério.

Quanto aos óbitos, com 28.322, a Espanha ocupa também o sexto lugar na tabela negra mundial, sendo apenas superado pelos Estados Unidos (118.365), Brasil (48.954), Reino Unido (42.461), Itália (34.561) e França (29.617).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela