Secções
Entrar

Covid-19: Dalai Lama pede "responsabilidade universal" para combater pandemia

23 de abril de 2020 às 07:56

"A pandemia é uma ameaça para todos nós, independentemente da raça, cultura ou género, e devemos responder como uma única humanidade", defendeu o líder espiritual do Tibete.

O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, pediu hoje à comunidade internacional para combater a pandemia do novo coronavírus através de um "verdadeiro sentido de responsabilidade universal".

"No meio desta luta devemos lembrar os valores da compaixão e do apoio mútuo. A pandemia é uma ameaça para todos nós, independentemente da raça, cultura ou género, e devemos responder como uma única humanidade", disse o líder espiritual tibetano, citado pela agência France-Presse.

Na declaração, feita no âmbito da comemoração do 50.º Dia Mundial da Terra, o Dalai Lama, Prémio Nobel da Paz em 1989, acrescenta que é necessário um "verdadeiro sentido de responsabilidade universal" para mitigar a propagação da doença covid-19.

O Dalai Lama assinalou em fevereiro 80 anos como líder espiritual do Tibete, cargo que desempenhou quase sempre no exílio e sob vigilância da China.

O Dalai Lama, de 84 anos, continua a ser universalmente reconhecido como o rosto da independência do Tibete, província chinesa desde 1951.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 593.500 doentes foram considerados curados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela